Início > Saúde

Como acabar com o inchaço na barriga

O inchaço na barriga é um problema que pode surgiu para qualquer pessoa, causando grande incomodo, além de flatulência e retenção de líquidos, a barriga pode permanecer grande e inchada, mesmo com muito exercício físico e esforço.

O problema pode ser a retenção de líquidos que é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo, esse líquido não é eliminado através da urina, causando inchaço na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas, sintomas como a vista embaçada, dor de cabeça, pressão alta e dores no peito são causados também pela retenção.

Na maioria dos casos, este problema afeta as mulheres em períodos pré-menstrual e menstrual, devido a alterações metabólicas e hormonais que favorecem uma maior retenção de líquidos.

Existem alguns comportamentos que ajudam a diminuir a retenção de líquidos, vejam:

  • Tente diminuir o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, conservas;
  • Faça atividade física regularmente;
  • Beba em média 2 litros de água por dia.

Outro grande problema que poderá causar o inchaço na barriga é a flatulência, causado pelo acúmulo de gases produzidos no intestino, muitas vezes causa grande desconforto, provocando até uma distensão abdominal.

Os gases na maioria dos casos são produzidos pelos carboidratos que não são quebrados durante a passagem pelo estômago, o intestino não produz as enzimas responsáveis pela sua digestão, eles são fermentados por bactérias que ali residem, produzindo gases.

Além disso, a obstipação, conhecida como o problema de intestino preso, faz com que a comida demore mais tempo para passar pela parte inferior do aparelho digestivo, provocando maior fermentação dos alimentos. Para evitar os gases, coma em menos quantidade, alimentos como ervilha, feijão, e leguminosas em geral que possuem grande quantidade de carboidrato não absorvível e tendem a fermentar no intestino.

Alimentos que também podem causar gases são: repolho, batata doce, cebola, couve, ovo, brócolis, entre outros.



Artigos Relacionados.

Receba novidades no seu e-mail.


 

Artigo Como acabar com o inchaço na barriga, publicado por Luís Eduardo () em 16/01/2012.

Deixe seu Comentário.