Início > Curiosidades

Como funciona a drenagem do Campo de Futebol

O futebol é a paixão do brasileiros, toda semana os times do coração do torcedor entre em campo fazendo frio ou calor, chovendo ou com o tempo seco.

Para aguentar tudo isso, os estádios contam com um sistema de drenagem muito eficiente, a grama tem que ser muito bem cuidada para a realização das próximas partidas.

Existem diversas maneiras de se fazer a drenagem de um gramado, mas a mais comum aqui nos estádios brasileiros é utilizar um cano de cerca de 4 polegadas que atrasa todo o campo, antes do local ser gramado.

Através deste cano saem diversos outros mais estreitos de cerca de 2 polegadas, direcionados para as laterais do campo de futebol, assim é formado um desenho que se parece com uma espinha de peixe.

Para que os canos não aparecem eles ficam envoltos por uma cama com pedras grandes e pequenas, além de carvão que se coloca as vezes sobre as camadas de pedras, dai por cima fica o gramado.

Quando chove, a água vai penetrar no solo e vai sendo filtrada até chegar nesses anos, assim as camadas de pedras vão impedindo que parte da terra seja carregada com a água e que os canos fiquem entupidos.

Por isso os campos possuem uma cerca inclinação para as laterais, para que a água escoe. Agora você sabe como funciona a drenagem do gramado do estádio do seu time de futebol.



Artigos Relacionados.

Receba novidades no seu e-mail.


 

Artigo Como funciona a drenagem do Campo de Futebol, publicado por Luís Eduardo () em 02/06/2011.

Deixe seu Comentário.