Início > Educação

Como lidar com o ano de escola repetido

Os pais acham que se o filho repetir o ano escolar é o fim do mundo, as reações são as mais exageradas quando a criança ou adolescente é reprovado.

A vida escolar dos filhos tem altos e baixos e um tropeço poderá ocorrer, a reprovação não deve ser alvo e motivo de punição, nessa caminhada, os erros e acertos podem acontecer e fazem parte da escola.

Quando o filho for repetir o ano, não será uma perda tão grande, é apenas um momento difícil e não é para ser comemorado, mas nem por isso, deverá ser motivo de tristeza. Quando erramos, temos que refazer certo, portanto repetir o ano é fazer novamente o correto, no trabalho e na vida, temos sempre que repetir corretamente o que erramos e a escola é a melhor forma de se aprender.

Aqueles pais que conseguem minimizar o julgamento social, irão conseguir não ligar para o que os outros pensam e deverão ter uma chance muito maior de superar o problema e ajudar o filho nessa situação.

Embora seja sofrido para os pais e para a criança, repetir o ano deve ser encarado como uma possibilidade de colocar as coisas no lugar.

Quando as dificuldades no aprendizado foram detectadas e trabalhadas por meses, a criança estará mais preparada para entender que terá de refazer porque não conseguiu aprender o que era necessário.

O estudo deverá se focar na questão do desenvolvimento da criança, em vez de ficar rotulando e enfatizando o fracasso. Os pais precisam sair da posição de reprovados para ajudar o filho a superar.



Artigos Relacionados.

Receba novidades no seu e-mail.


 

Artigo Como lidar com o ano de escola repetido, publicado por Luís Eduardo () em 30/11/2011.

Deixe seu Comentário.