Início > Educação > Como preparar a criança para entrar na escola

Como preparar a criança para entrar na escola

Quando os filhos vão ingressar na escola, é bem comum que os pais fiquem preocupados com a adaptação do filho. Sempre os pais acabam se perguntando, será que ele vai gostar, vai fazer amigos e etc.

A escola é necessária para as crianças terem noções de convivência, de respeito ao espaço do outro e de saber compartilhar brinquedos e materiais, assim a criança irá aprender e se divertir.

Existem algumas boas dicas que podem facilitar as crianças de se adaptarem ao ambiente escolar, confiram, abaixo algumas dessas dicas:

Deve-se perceber que algumas atitudes podem ser praticadas antes do ingresso à escola, como respeitar e valorizar as escolhas da criança dentro das possibilidades, mas os pais devem tentar incentivá-la a ter responsabilidades sobre os seus objetos e as suas atitudes, mostrando consequências e os resultados das ações positivas e negativas.

A criança irá precisar de uma rotina organizada em casa, de modo que a família tenha atitudes honestas e honradas para que a criança perceba como é agir da forma correta.

Todos os indivíduos passam por diversos níveis de maturidade, tudo ocorre em ciclos de desenvolvimento e com o passar do tempo, os indivíduos acabam evoluindo em suas atitudes.

Quando começa a convivência, a criança ainda possui dificuldade de compartilhar porque isso significa a perda de algo que ela goste, é normal a criança ficar irritada quando alguém usa o seu brinquedo ou algo que é dela, mas com o passar do tempo ela irá aprender a compartilhar.

As crianças aprendem o que vivenciam, desta forma, os pais irão representar as figuras de referência, por isso, devem apontar o que é certo e errado, aprovando ou desaprovando as suas atitudes e contribuindo para o aprendizado de suas condutas.



Artigos Relacionados.

Receba novidades no seu e-mail.


 

Artigo Como preparar a criança para entrar na escola, publicado por Luís Eduardo () em 09/12/2011.

Deixe seu Comentário.