Início > Dicas > Como separar sílabas em Português

Como separar sílabas em Português

Quando estamos na escola aprendendo a lingua portuguesa, uma das primeiras coisas que aprendemos na escola é separar as sílabas, isso porque quando acaba o espaço da linha do caderno e você ainda não terminou de escrever uma palavra terá que terminar a escrita embaixo na outra linha do caderno.

A maneira mais correta de se fazer isso, é aprendendo a separar as síladas na lingua portuguesa, no Brasil em geral nós escrevemos a palavra, mais quando a palavra não termina na linha usamos , um hífen (o tracinho – ), e a continuação embaixo.

Ao dividir a palavra, você não pode separar a mesma de uma maneira aleatória e sem proposito e deverá respeitar as regras de separação silábica, não podendo em nenhuma hipotese cortar a palavra da maneira que desejar, para fazer isso, você deverá entender a estrutura das sílabas das palavras.

Se você ainda não sabe, a sílaba é a menor unidade estruturada de som da palavra, normalmente em nossa lingua portuguesa cada sílaba tem uma vogal, quase sempre elas estão acompanhadas de consoantes.

As sílabas de nossas palavras podem ter mais de uma vogal (encontros vocálicos), como também terem mais de uma consoante (encontros consonantais), mas elas nunca ficam sem vogais.

Normalmente separam-se as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç, xc, as vogais dos hiatos e os encontros consonantais em que as consoantes se destaquem foneticamente uma da outra.

Não temos separação das letras dos dígrafos ch, lh, nh, gu, qu, das letras dos encontros consonantais formados por: consoante + L e consoante + R e das letras que representam ditongo ou tritongo.



Artigos Relacionados.

Receba novidades no seu e-mail.


 

Artigo Como separar sílabas em Português, publicado por Luís Eduardo () em 23/02/2011.

Deixe seu Comentário.