Início > Dicas > Como usar energia solar em casa

Como usar energia solar em casa

A modernidade tem ajudado bastante as pessoas na sua casa e família, seja economizando ou mesmo ajudando a vida a melhorar com a tecnologia. O era bom para o crescimento das plantas e para um dia agradável na praia, mas nunca iria competir com o carvão ou o petróleo como fonte de energia. Agora, uma combinação de fatores tecnológicos e ambientais colocaram as fontes alternativas de combustível na vanguarda da consciência pública.

Com isso podemos usar o sol dentro de casa para levar uma vida mais sustentável, mas antes de colocar painéis solares em seu telhado, perceba que o sol já está aquecendo a sua casa. Aproveite para projetar suas janelas, paredes e pisos para coletar, armazenar e distribuir a energia solar. Aumente as janelas orientadas para o sul e use cores escuras. Elas absorvem o calor das paredes e pisos que recebam os raios do sol durante o dia e irradiam calor à noite, que é quando esfria.

A energia solar passiva também pode ser usada para esfriar sua casa. Além disso uma chaminé solar funciona com o princípio de que o ar quente sobe e, com isso, cria um vácuo que é preenchido pelo ar mais frio. O ar quente é expulso através de uma abertura no piso superior, e o mais fresco é continuamente atraído para substituir o mais quente.

Os painéis fotovoltaicos convertem a energia da solar em eletricidade, que pode ser utilizada imediatamente ou armazenada em baterias. Os sistemas podem ser independentes, abastacendo as necessidades elétricas de sua casa, ou ligados à rede, trabalhando em conjunto com as linhas existentes do sistema de serviço.

Temos ainda o aquecimento de água que consome energia e é caro, representa quase 30% do consumo doméstico de energia, mas ninguém quer viver sem água quente. Os aquecedores solares de água são ótimas opções e alguns são simples o suficiente para você mesmo instalar.



Artigos Relacionados.

Receba novidades no seu e-mail.


 

Artigo Como usar energia solar em casa, publicado por Luís Eduardo () em 19/07/2013.

Deixe seu Comentário.