Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Como adquirir inteligência emocional

A inteligência emocional é uma competência pessoal de grande importância para a vida social e profissional, que exige a prática da autopercepção e autoconhecimento para identificar as manifestações das emoções primárias de alegria, medo, raiva e tristeza, para então entender os sentimentos relacionados a elas e assim desenvolver o autocontrole.

Adquirir inteligência emocional é descobrir como gerenciar a si próprio no controle das emoções e sentimentos, como também identificar tais ocorrências nas outras pessoas e saber como lidar com as diversas situações de estresse do cotidiano e do trabalho de forma equilibrada.

Inteligência Emocional

Como adquirir inteligência emocional

O ideal é você treinar e fazer exercícios constantemente a autopercepção e autocontrole: use a razão para identificar as emoções que você está sentindo e evite agir por impulso; reconheça seus impulsos e controle-se, pense antes de agir de forma automática; resista ao ímpeto do prazer imediato. Perceba como se relaciona consigo mesmo e note como as emoções afetam o seu desempenho e interferem no seu sentimento de felicidade. identifique os comportamentos que você precisa melhorar e estabeleça metas pessoais de desempenho até atingir o grau de maturidade emocional adequado. Motive-se diante de sentimentos de frustração, reconheça e desenvolva seus talentos pessoais e supere as barreiras das dificuldades.

Perceba e identifique as reações das outras pessoas. Reconheça as necessidades, dificuldades e desejos daqueles que estão ao seu redor, no ambiente familiar, social e profissional. Avalie os comportamentos com imparcialidade e averigue se tem havido preconceito de sua parte em seus julgamentos. Demonstre sensibilidade às diversas opiniões, adquira confiança das pessoas e aumente o nível de satisfação dos demais, coloque-se no lugar deles e desenvolva sua empatia, procure ajudar nas situações difíceis. Crie relações produtivas, dê e receba feedback, melhore a comunicação, tornando-a mais clara e efetiva, descubra o momento certo de falar com as pessoas, quando elas estiverem mais receptivas.

Por fim, tente sempre motivar as pessoas ao seu redor, inspire-as, desenvolva os talentos daqueles que o cercam. Busque emoções positivas na sua vida e na dos outros do seu convívio, estabeleça relacionamentos construtivos. Exerça sua liderança situacional, trabalhe em equipe, gerencie conflitos, pratique a paciência e aprenda a lidar com pessoas difíceis. Pense antes de dizer o que deseja comunicar, reflita o que seria melhor para todos e descubra a melhor maneira de dizer o que pretende. Busque a harmonia nos ambientes que frequenta. Mude comportamentos negativos, supere bloqueios pessoais, rompa com sentimentos derrotistas trazidos por experiencias negativas do passado e adapte-se ao meio em que vive, crie novas estratégias e estabeleça novos comportamentos e características pessoais positivas.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital