Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Como confrontar alguém que está te ignorando

Tenha certeza de que você não está sendo paranoico. Às vezes a culpa nem é sua. Talvez ele ou ela esteja mais calado porque alguém em sua família está doente ou essa pessoa está passando por problemas pessoais.

Neste caso, você não deve levar para o lado pessoal. Talvez seja melhor se afastar um pouco e dar um pouco de espaço a pessoa.

Entretanto, afastar-se dos amigos pode ser um sinal de depressão, então às vezes tudo o que o seu amigo precisa é que você esteja lá por ele. Mas se você perceber que a pessoa apenas está agindo de forma calada com você, mas não com os outros, então você pode ter um motivo com o qual se preocupar.

Observe se isso é um padrão. Essa pessoa já fez isso antes? Ele ou ela tenta controlar ou “punir” você de outras formas? Se sim, pergunte-se se essa é uma amizade que você quer manter. Questione o seu próprio comportamento. Quando foi que o silêncio entre vocês começou? O que aconteceu no dia ou nos dias antes do comportamento da pessoa mudar?

Será que você fez ou falou algo que não devia? Tente entender o que pode ter causado o silêncio. Limite as possibilidades e pense no que você pode fazer para remediar a situação. Ensaie antes o que você irá dizer. Você quer sentir que disse o que precisava dizer, então planeje antes. É fácil ficar nervoso ou defensivo, ou falar da forma errada se você não estiver preparado. Feche seus olhos e imagine-se sozinho com a pessoa e diga em voz alta o que você quer dizer. Ouça como as suas palavras soam e ajuste até mesmo a sua entonação se preciso. Fale com a pessoa à sós. Fale com ela quando vocês estiverem sozinhos e a chance de vocês serem interrompidos será menor. Teste o terreno usando bom-humor. Se a pessoa estiver de mau humor, você poderá conseguir fazer com que esse humor melhore um pouco usando o senso de humor.

Comece se desculpando. Se você acredita que fez algo para ofender ou magoar a pessoa, mesmo que você não saiba o que é, diga algo como “Me perdoe se eu fiz ou disse algo estúpido a você.” Esta é uma das poucas vezes em que não há problemas em usar a palavra “se” para se desculpar. Diga que a amizade é importante para você. Use frases como “Eu realmente gosto de sair/trabalhar com você.” ou “Por favor, me ajude, porque eu valorizo muito a nossa amizade.”

Preste atenção na sua entonação. Se você fez algo para sofrer isso, você com certeza irá querer que o seu tom de voz não indique que a pessoa está sendo sensível demais ou está agindo de forma estúpida. Ele ou ela, além de tudo, pode está ser sentindo magoado de alguma forma e um tom malicioso ou complacente só fará com que as coisas piorem entre vocês. Esteja aberto a qualquer coisa que a pessoa tenha a dizer. Deixe que ele ou ela saiba que se existir um problema, você é todo ouvidos. É importante saber o porquê dele/dela estar te ignorando. Além do mais, as pessoas querem que você entenda por que você está se desculpando.

Sugira o seu afastamento. Afinal de contas, se a pessoa está te ignorando é porque ela não quer mais falar com você, seja lá qual for a razão. Se você tentou descobrir o problema, mas ele ou ela não fala ou não discute o motivo, não há muito o que você possa fazer. Nesse ponto, pergunte diretamente “Então você não quer resolver isso? Você não quer mais falar comigo ou ser meu amigo?”. Se a resposta for sim, ele ou ela quer que você o deixe sozinho. Se ele ou ela disser que não, ou que não tem certeza, então diga algo como “Tudo bem, já que você ainda não está pronto, leve o tempo que precisar. Eu estarei aqui quando você estiver se sentindo pronto para conversar de novo”. Deixe o fardo de ligar ou iniciar um contato nas mãos da outra pessoa, desta forma eles poderão ter o tempo e o espaço que precisam.

Tente apenas uma vez. Esta pode ser a parte mais difícil – depois de ter se desculpado e tentado entender o que está acontecendo, você fez a sua parte. Agora é a outra pessoa que tem que procurar e começar um diálogo com você. Se ele ou ela não fizer isso, é uma decisão unicamente da pessoa. Você não pode consertar as coisas sem a ajuda dela.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital