Como conviver com um colega de quarto

A convivência atualmente está cada vez mais difícil. Seja durante a convivência em uma república de estudantes ou simplesmente para sair da casa dos pais e adquirir mais independência, muitas vezes é preciso dividir o quarto com um colega para reduzir os custos de moradia. Algumas regras e atitudes podem auxiliar nesse processo, veja a seguir algumas dicas de como conviver com um colega de quarto. É preciso saber quais são os limites a serem respeitados para que haja uma convivência agradável entre os dois.

conviver com um Colega de Quarto

Como conviver com um colega de quarto

Todo sono tem de ser respeitado, por isso estabeleça regras sobre o uso de aparelhos sonoros no ambiente. Caso tenha televisor no quarto, combine um horário para a utilização do mesmo. Quem acordar primeiro também deve tomar cuidado para não atrapalhar o descanso do colega. Fazer muito barulho ao fechar portas, ligar a luz do espaço e usar um alarme irritante são exemplos do que não deve ser feito. O uso de secador de cabelo é outro aspecto que pode causar incômodo para quem ainda está dormindo. Se o banheiro também for compartilhado entre os colegas, é preciso alternar os turnos para banho e utilização geral caso os dois precisem acordar em horários semelhantes em razão de seus compromissos.

Em geral, o quarto é utilizado para guardar os pertences, é importante que o acesso ao local seja restrito para evitar desentendimentos. Guarde objetos de valor com prudência, em um armário com cadeado. Se tais itens não forem necessários para uso no dia a dia, deixe-os na casa de um familiar ou amigo de confiança. Procurar saber mais a respeito do colega e seus hábitos é essencial, afinal os dois dividirão um espaço e estarão confiando um no outro durante determinado período. Busque referências sobre a pessoa e também mostre seriedade para que a relação seja o mais transparente possível.

Todo ambiente deve ter uma organização e ela pode ser discutida. Em algumas repúblicas é comum contar com o serviço de limpeza do local, incluso no valor do aluguel. Já para os casos em que um apartamento estiver sendo compartilhado pelos moradores, sem intermediários, será necessário revezar a arrumação do quarto ou pagar uma diarista. Atitudes básicas, como trocar lençóis, varrer o chão e retirar a poeira já auxiliam bastante na manutenção da limpeza. Objetos pessoais, como livros, calçados, cosméticos e eletrônicos devem ser armazenados e conservados por seu dono, em um local delimitado para cada um dos moradores, como um armário ou prateleiras, por exemplo.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital