Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Como dar uma má notícia

Em momentos de crise econômica e cortes e demissões em muitas empresas, as vezes saber dar uma má notícia é bem difícil. As notícias ruins tendem a crescer na mesma proporção que crise chegou no mercado. O maior problema é que as pessoas não se planejam para a comunicação, nem organizam o discurso.

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa.

É preciso uma frieza racionalizada, mas também não pode deixar de ser emocional. Isso não é fácil. Uma boa comunicação de um fato negativo deve ser treinado, sendo necessário isso para transmitir as informações com clareza e segurança.

Como falar uma noticia ruim

A escolha do ambiente em que a má notícia será transmitida deve levar em conta: discrição, privacidade e conforto. E deve ser dada pessoalmente, sem interrupções, dando espaço para que o interlocutor se expresse, seja com desabafo ou reclamação.

Seja objetivo, mas nem tanto. Mostre o contexto da má notícia antes de transmiti-la, diga porque a situação chegou a tal ponto. Embase o discurso com dados concretos e significativos. Relatórios de desempenho, pesquisas e até matérias da imprensa podem ser usados como “provas” de que, dentro das possibilidades existentes, a decisão tomada foi a melhor alternativa.

Uma decisão drástica surge apenas após análise minuciosa de todas as possibilidades. E as pessoas diretamente afetadas devem saber qual foi o caminho percorrido até a opção pela medida adotada, seja ela demissão, corte de bônus, reduções entre outras más notícias.

Muitas pessoas não pensam na informação como um todo, levando em conta contexto específico em que a decisão foi tomada e o que será feito daqui para frente. Por isso tente dar alguma esperança, mostrando o contexto completo das coisas.

Uma outra alternativa para evitar transtornos, é enviar uma carta para a residência da pessoa, assim ela saberá da má notícia por carta de uma maneira formal, sem se preocupar muito.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital