Como deixar de ser timido

A timidez caracteriza-se por um quadro de inibição e desconforto que se traduz em comportamentos reservados, que conduzem frequentemente à ansiedade, sendo essa uma fuga do contato social.

Para que a timidez não interfira no seu processo de socialização nem prejudique suas atividades cotidianas, você necessita refletir sobre o que faz você se sentir tímido. Identifique e analise os contextos em que você se deixa vencer pela timidez, uma vez que algumas situações são propensas a isso, como o fato de falar em público, comparecer a uma entrevista de trabalho ou ir a um evento em que não se conhece grande parte das pessoas presentes.

timido

Como deixar de ser timido

Adote uma postura positiva e não entre no ciclo vicioso da culpabilização pelos comportamentos que você tem: uma característica partilhada por muitas pessoas que sofrem de timidez é o fato de pensarem excessiva e obsessivamente nas atitudes que devem ter em determinados contextos que consideram intimidantes, conduzindo a um estado de estresse e desconforto pessoal.

Respeitar os seus limites é importante, uma vez que nada adianta que você remoa na postura que deveria ter tido em determinada situação em que se deixou vencer pela timidez. Dê uma oportunidade a si mesmo para avaliar a melhor forma de agir em um contexto semelhante no futuro e tenha a capacidade de gerir as suas próprias insuficiências como recursos para a mudança comportamental.

A um ritmo gradual, invista em atividades que promovam o processo de socialização e que lhe permitam valorizar-se: um curso de aperfeiçoamento ou de reciclagem profissional, a inscrição em uma modalidade física de grupo ou a adesão a um projeto de caráter social poderão ser alternativas viáveis para aumentar o seu conhecimento e agir sobre a problemática da timidez.

Além de uma outra dica de motivação pessoal consiste em anotar diariamente os progressos que você fizer no que diz respeito ao combate à timidez: no fim do seu dia, reflita sobre os momentos que lhe causaram tensão e a forma como você reagiu.

Ao manter um registro contínuo sobre a forma como você lida com contextos que provocam timidez e ansiedade, você poderá ser capaz de elaborar estratégias que lhe permitirão adotar uma postura mais relaxante e confiante em situações semelhantes no futuro.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital