Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Como discutir temas polêmicos com a família

As pessoas sempre querem preservar seus interesses e a família é sempre algo delicado para se manter portanto as pessoas quando querem dizer algo problemático, acabando pensando em preservar a família e evitar que sejam mal influenciados pelo comportamento alheio, muitas vezes o que acontece é um efeito contrário causado pela inocência, pelo desconhecimento dos fatos reais que acarretam falta de recursos para a própria defesa.

Não saber o que fazer diante de uma situação conflitante, tal comportamento pode estar ligado com a relação de falta de diálogo e esclarecimento de temas polêmicos com a família, que é o melhor ambiente para se falar e tirar dúvidas sobre os mais diversos assuntos e cabe aos mais experientes esclarecer as diferenças, conceitos e atitudes das pessoas, para que o ser aprenda a ter mais tolerância e saiba lidar com as renúncias.

discutir temas polêmicos com a família

As famílias atualmente estão buscando mudar os conceitos, mas ainda há muito constrangimento quando se aborda temas polêmicos como, por exemplo, o da sexualidade.

Por mais que pareça que o assunto sexo está banalizado, ainda não há uma conversa clara em casa, transferindo a responsabilidade sem perceber para a escola ou os amigos, o que não é correto, pois assim, pode-se aprender de maneira equivocada baseando-se na experiência do outro e querendo ser igual por questões de aceitação em um determinado grupo.

Antes de começar uma discussão em família que considere polêmica, consulte informações de profissionais atuantes na área do tema em questão, considere as opiniões mesmo que diferentes da sua. Leia na internet publicações que contenham os prós e contras, mas com a mente aberta para não selecionar apenas o que pensa ser viável para si. Convide os membros da família para conversar na sala dizendo que gostaria de saber a opinião de cada um e exponha o tema. Demonstre espontaneidade e que está disposto (a) a ouvir sem se alterar ou tentar convencê-los de que sua opinião tem que prevalecer, dessa forma, todos fogem da discussão.

Por fim, basta você conduzir a discussão como um debate aberto, entendendo que abordar um tema polêmico não significa perigo e sim esclarecimento. Mesmo que um dos familiares não concorde, o que importa é que você se humildou para levar a discussão a eles, fazendo com que participem das suas dúvidas e tenham oportunidade de conhecer seus conceitos.

Esclareça que não conversar sobre temas polêmicos, gera tabu e fica uma ideia superficial de que ninguém pensa no assunto. Não da para tapar o sol com a peneira, o desejável é que todos conversem sem se ofender e sem tomar como pessoal, para isso, fale sem utilizar palavras ofensivas, mesmo que seja a terceiros não presente e nada de palavrão, para que a conversa possa fluir em bom nível.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital