Como evitar bullying na empresa

As empresas estão a cada dia se modernizando, mas mesmo atualmente com todo o profissionalismo e requisitos para se entrar no mercado de trabalho o bullying ainda persiste dentro das empresas.

Como que possamos pensar que em locais onde se exige tanto de um candidato, currículo bom, formação, experiência, o bullying possa permanecer e os seus envolvidos não serem punidos de forma adequada.

Como evitar bullying na empresa

Em geral, as empresas tentam impor uma conduta padrão que impeça qualquer tipo de provocação preconceituosa quanto a deficiências, traços pessoais, inabilidades ou erros de seus funcionários, mas no dia a dia, o bullying ainda acontece e muitas vezes, parte até de cima.

Para quem não conhece a palavra, bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia ao atingido.

Dentro de uma empresa, sempre tem alguém que manda e outros que obedecem, a relação de poder entre patrão e empregado podem transformar em uma situação muito complicada, praticamente não existe mais opinião de neutralidade quanto aos funcionários em relação aos seus patrões, ninguém quer correr o risco de perder a vaga no emprego.

Quando está ocorrendo bullying com algum funcionário, podem haver situações como: sofrer críticas excessivas por chefes incompetentes, ser perseguido ou excluído da comunicação interna, ser humilhado com apelidos preconceituosos, ser transferido para salas isoladas da equipe e outros problemas.

As vítimas do bullying são em geral escolhidas pela sua baixa autoconfiança, é por este motivo que elas começam sofrer o ato repetidamente, podendo afetar seriamente a sua autoestima, levando a pessoa à depressão e até ao suicídio.

Para se evitar que assédio moral no trabalho, você deverá buscar ajuda e informações sobre a empresa e o local de trabalho que está ingressando, trate todos com muito respeito e educação, procure ouvir sempre as versões dos envolvidos, evite ter visões preconceituosas, tente levar tudo na brincadeira e fique relaxado(a).

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital