Como ganhar qualquer conversa

Diálogo é a conversação entre duas ou mais pessoas, costuma-se dizer erroneamente que significa “dois”, no entanto significa “passagem, movimento”, assim, dialogo significa a troca de intervenientes, que podem ser dois ou mais. Embora se desenvolva a partir de pontos de vista diferentes, o verdadeiro diálogo supõe um clima de boa vontade e compreensão recíproca.

Como um gênero, os diálogos mais antigos remontam no Oriente Médio e Ásia ao ano de 1433 no Japão, disputas sumérias preservadas em cópias a partir do final do terceiro milênio a.C.

A ética em matéria de discussão, comunicação e debate é uma reflexão sobre as condições de possibilidade mínimas de compreensão mútua dos homens em uma situação de troca verbal. Tem por objetivo formular as normas que devem permitir um debate desenrolar-se satisfatoriamente e estabelecer, se possível, os fundamentos destas normas. É um modelo teórico que procura fundamentar a validade de argumentos e juízos éticos e morais através do exame dos pressupostos do discurso.

ganhar qualquer conversa

Como ganhar qualquer conversa

Definir o tom correto: É importante decidir não levantar a própria voz durante a conversa/argumento. Se for levantada a voz, o oponente invariavelmente fará o mesmo, levando a competição de gritos. A dica é lembrar que a pessoa com os melhores argumentos, não é aquela com a voz mais alta, e sim a mais persuasiva.

Ter o adversário do lado: Não importa se o argumento do adversário parece ser absurdo ou se é deixada uma certa frieza. O segredo absoluto é validar a perspectiva dele. Quando as pessoas sentem que sua opinião foi validado de alguma forma, elas ficam mais propensas a ser respectivas à informação que apresenta um desafio para suas crenças. Os seres humanos são emocionais, por isso é importante uma conexão emocional ser estabelecida, por exemplo, com ênfase em patamar comum, antes de apresentar quaisquer fatos.

Não tentar vencer o argumento imediatamente: Um erro comum que as pessoas fazem é correr com fatos e números, usando estes para atacar seus adversários. O ataque às idéias do oponente ou crenças apenas, encorajará os mesmos a guardá-los ainda mais e colocará o adversário em modo de “lutar ou fugir”, tornando isso uma batalha difícil para persuadi-los.

Perguntar “Como”, e não “Por que”: Em um estudo, as pessoas com idéias políticas extremas foram separadas em dois grupos. O primeiro foi convidado a explicar o motivo de que suas crenças eram corretas, e aqueles no outro grupo foram perguntados sobre como as opiniões deles poderiam se traduzir em política.

Mudar o sistema moral: Segundo a Teoria de Fundações Morais, há 5 fundamentos para crenças morais, que são atenção/danos, equidade/fraude, lealdade/traição, autoridade/subversão, santidade/degradação.

Fazer perguntas abertas: Uma questão aberta é aquela em que a pessoa que responde não pode responder com um “sim” ou um “não”. As perguntas abertas são uma ferramenta útil para facilitar o engajamento construtivo em oposição à disputa competitiva. Um exemplo, “O que você espera alcançar em período de cinco anos neste trabalho?”. E mais um exemplo, “Como você explica a queda em vendas?”.

Afetar a confiança: Segundo estudo, publicado no Wall Street Journal, é observado que os fatos não são sempre a moeda de influência. As pessoas muitas vezes olharão para “representantes por especialidade”, significando confiança, em vez de escutar ao conteúdo que uma pessoa está dizendo.

Usar dados: Para ser levado a sério, o ideal é usar dados. E melhor, usar dados de grandes estudos, controlados, revistos, que são o último argumento vencedor, como aqueles são os estudos que têm sido cuidadosamente analisados pelos outros cientistas.

Evitar as emoções muito fortes: Os especialistas dizem que a técnica funciona particularmente bem quando uma das dimensões morais discutidas está envolvida, e isso serve como uma distração da emoção negativa muito forte.

Usar prova social: Uma prova social entre as comprovadas taticas para ganhar qualquer argumento. De acordo com o especialista em persuasão Robert Cialdini, a prova social é uma das maneiras mais eficazes para que as pessoas enxerguem o ponto de vista.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital