Como lidar com adolescentes difíceis

Todo dia fica mais difícil criar os filhos. Desde as crianças já regadas das influências tecnologias, como tablets, computadores e celulares. Isso ainda se agrava ao fato de quando chega à adolescência o convívio tende a ficar mais complicado. Isso porque é uma fase que o jovem se julgar conhecer o mundo e quer se jogar nele. Imagina isso tudo, que já histórico, ao fato de estar vivendo a era da informação.

Pode parecer estranho, mas se ele se julgar conhecedor de tudo quanto mais informação ele receba do mundo externo, mais confiante ele irá ficar. Então como lidar com adolescentes tão difíceis. Realmente não é uma tarefa fácil. É preciso muito carinho e grandes doses de paciência. O relacionamento entre pais e filhos pode ser complicado no início, mas se tiver perseverança entenderá que, mesmo tenso, eles pode se tornar compreensivo.

Como lidar com adolescentes difíceis

O correto será ser o mais franco possível com seu filho. Seja o que for, dizer a verdade como eles dizem, pode ser a melhor saída sempre. Isso pode gerar um desconforto no início, mas o jovem perceberá que somente você fala a verdade o tempo todo com ele. Isso é essencial para o amadurecimento dele. Só você pode saber dosar uma boa verdade com muito amor e carinho. Ele não pode duvidar nunca de suas verdades. Mentir só atrasa o processo de amizade entre vocês. Isso porque, antes de tudo, ele só terá sua atenção se o ver como verdadeiro amigo.

Jamais haja errado e passe mão na cabeça pelos erros de seu filho. Se quando criança você o punia de alguma forma pelos erros que ele cometia, com a intenção de fazê-lo refletir, por que isso mudará agora? Ele deve pagar pelas ações erradas que ele cometer. Sejam elas quais foram. O adolescente é esperto e inteligente e mesmo o mais horrível dos atos não será feito em vão. Tudo tem um porquê de acontecer. Talvez o castigo não resolva mais nesse período, mas tirar o direito de ter certos pertences que ele julga importante, como celulares e carro, pode ser uma ótima saída. Lembre-se: melhor seu carinho punir do que a sociedade precisar fazer isso mais tarde.

Procure respeitar o seu adolescente o tempo todo. Mesmo durante um ataque de rebeldia dele, procure sempre demonstrar que ele merece muito carinho. Otimismo, positividade deve sempre reinar em sua casa. Gritos e xingamentos só tendem a estragar e afastar a todos. Sabemos que é de muita raiva quando se descobre um erro do filho, mas se naquele momento você também não conseguir se segurar, se afaste. Respire fundo. No fim, converse francamente com ele.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital