Como lidar com clientes difíceis

As vezes a tarefa de lidar com pessoas pode parecer complicada, não é mesmo? Ainda mais sendo cliente e valendo a máxima de que o cliente tem sempre a razão. Às vezes eles parecem abusar dessa situação. Mas o fato é que toda empresa precisa deles e aprender a lidar com eles é o caminho para o sucesso. Há todo o tipo de cliente e por causa disso é preciso a ficar atento, tantos aos mais amáveis, quanto aos mais compreensivos. O importante é manter uma postura profissional com todos eles. Veja como lidar com clientes difíceis e assim aproveitar o momento.

lidar com clientes difíceis

Como lidar com clientes difíceis

Mantenha a calma

Ter um bom equilíbrio emocional é essencial. Do contrário, não tente, em hipótese alguma, nenhum dos outros passos. Não terá sucesso se não souber manter seus sentimentos. A calma é importante para que possa atende o cliente de forma satisfatória. O importante é buscar a solução ou ter a resposta para o cliente da melhor forma possível. Se não estiver equilibrado emocionalmente só terá problemas maiores e o atendimento ficará comprometido. Se o cliente se mostrar irritando pela insatisfação com um produto ou serviço oferecido por sua empresa, então não se esqueça de que, mesmo agressivo, ele sempre terá razão. Discutir não é caminho. O que importa é resolver tudo o quanto antes e todos ficarem longe do estresse.

Adapte-se ao estilo do cliente

Perceba logo no primeiro contato como é o cliente. Ele se mostrará ser ansioso, divertido, arrogante ou até mesmo detalhista logo nas primeiras palavras. Procure agira o mais próximo do estilo do cliente. Procure não brincar com a situação se o seu cliente for muito sério. Normalmente, as ações serão um sucesso de acordo com sua visão e não sobre a revolta do cliente. Trabalhar com atendimento é ficar atento aos clientes, o tempo todo. O jeito que for abordar poderá mudar toda uma compra. Só assim você conseguirá persuadir o seu cliente, por mais arrogante que ele seja. Quando referimos a sucesso não consideramos ao fato de casar uma compra, mas de que ele voltará para futuramente comprar se for tratado cordialmente e como se deve. Nem sempre os melhores resultados são fechados naquela hora.

Foque na solução do problema

O cliente reclamou. Ele tem razão. Por isso, foque em descobrir como resolver a reclamação para que ele saia satisfeito. Se o cliente é agressivo, reclama muito, o ideal é que você o deixe falar. Deixe-o desabafar. Enquanto isso foque em resolver o problema, satisfazer o cliente e ficar bem na empresa. Aproveite para que a reclamação do cliente seja um caminho para um processo de inovação ou quem sabe, apenas, melhorar seus serviços. Isso não é difícil de conseguir. No momento, a máxima é a satisfação de seu cliente. Para isso, basta encontrar a solução. Esse é o foco. Nada de prestar atenção na agressividade do cliente.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital