Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Como lidar com provocações na Escola

Quando uma criança começa a ir para a escola, também inicia um desafio, principalmente no início do ano letivo, quando a turma é nova, assim como também é complicado mudar de escola.

O bullying é uma pressão que impede que a criança aprenda, cresça e se divirta no ambiente escolar. É um momento de rejeição e exclusão. É preciso ficar atento porque pode desencadear uma série de problemas como ansiedade extrema, depressão e até dependências. Não é fácil, mas é preciso que a criança e o adolescente aprendam a se virar com as provações e rejeições que o bullying pode oferecer. É um momento de superar obstáculos e crescer.

provocações na Escola

Como lidar com provocações na Escola

Uma equipe de apoio feita com adultos e amigos podem ser muito úteis nesses momentos. A criança e o adolescente precisam conversar e se possível até falar com outros alunos que estejam passar pelo mesmo problema. Juntos podem criar forças para se superarem. É a criação de uma força tarefa mútua. Esses amigos podem estar no clube, na vizinhança ou até mesmo na escola. A família não pode ser descartada. São os melhores apoios.

Na comunidade onde vive deve haver grupos de jovens nas mais diversas igrejas, assim como projetos comunitários voltados para criança e adolescentes. Com certeza, as instituições possuem apoio para que possa aprender a enfrentar esses obstáculos. Mesmo que não haja um trabalho específico, estar em contato com pessoas novas e propostas de vivência harmônica pode ser muito útil. Vai ser muito bem para a autoestima. Direção, professores e conselheiros devem estar por dentro do que acontece no ambiente escolar. Portanto, fale sempre com eles. Eles precisam estar atentos aos valentões da escola. Pode não ser fácil e nem surtir efeito no início, mas é preciso mantê-los informados. Fale o pensa e o que sente e cobre providências. Algum deles pode orientar psicologicamente e ajudar a encontrar o caminho para superar as rejeições.

Mesmo que tudo pareça perdido, seja sempre positivo. Você só conseguirá se procurar ser racional. Não é fácil porque sua autoestima pode não ajudar. Mas se não fizer força provavelmente entrará em depressão. Tenha bons pensamentos e continue correndo atrás de seus sonhos. Lembre-se: se a pessoa está incomodada com você é porque seu jeito é o que ela desejaria ser. Quem provoca o bullying também tem problemas de autoestima. Mas gosta de expor de outra forma. É uma forma de reagir que o agressor tem. Ele também precisa de ajuda, mas tenta fazer tudo do pior jeito.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital