Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Como perder o medo de falar em público

As pessoas que sentem medo de falar em público, a grande maioria não está relacionado com situações em que se tem de falar perante multidões. Pelo contrário, muitas pessoas ficam temerosas em situações menores do dia-a-dia. Praticamente todos os problemas relacionados com a ansiedade, e que consequentemente geram medo e inibição começam na nossa cabeça, começa nos pensamentos que temos acerca do que a outra pessoa pode estar pensando, o que pensamos sobre nós mesmos e sobre o nosso desempenho.

O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo. É também uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

medo de falar em público

Como perder o medo de falar em público

Por isso, muitas pessoas sentem receio a falar frente a frente, num pequeno grupo de pessoas, ou até mesmo para pedir uma indicação lhes causa um terrível incômodo. Uma pessoa pode ficar nervosa durante uma reunião, quando os colegas de trabalho têm de interagir com ela. Ou pode ficar ansiosa ao apresentar-se a novos colegas.

A sua postura e expressões faciais mostram o seu medo. Quando uma pessoa está relaxada e confiante, os seus ombros estão abertos, a sua postura é ereta e esboça-se um sorriso suave. Mas, quando você está com medo, a sua postura é mais fechada, todo o corpo colapsa, você quer ser invisível. O seu rosto expressa tensão, sobrolho franzido, testa enrugada, maxilares fechados.

O ideal é uma postura confiante e relaxada, enviando mensagens para o seu corpo de que tudo irá correr bem e que está capaz de lidar com o desafio. Desta forma você aciona a parte mais primitiva do seu cérebro, enviando a mensagem para si mesmo: “não há perigo aqui”.

Não tente se acalmar

A ansiedade é uma emoção intensa e é difícil fazer com que desapareça rapidamente ao confrontar a incerteza. É mais fácil converter a ansiedade em outra emoção forte como a excitação. Quando o entusiasmo aumenta a ansiedade desaparece.

Pratique em frente a uma plateia

A chave é praticar em condições que se assemelhem à da performance, o mais que puder. Tendo isso em mente eu me surpreendi bastante ao descobrir que antes de uma palestra na frente de uma multidão, a melhor preparação praticar na frente de um pequeno grupo.

Apague as luzes

A escuridão ajuda as pessoas a se sentirem menos inibidas ao ir dormir. Então para se ter mais confiança o ideal é fazer um discurso em um local menos iluminado.

Inicie com uma pergunta ou história

Começar com uma pergunta: faz a audiência pensar em vez de julgar.
Começar com uma história: o público é absorvido pela narrativa e acaba focando na trama e nos personagens, em vez de prestar atenção no contador de histórias.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital