Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Como se libertar da culpa

A vida as vezes nos coloca em situações em que nos arrependemos de certas atitudes e queremos nos livrar desta angústia.

Culpa se refere à responsabilidade dada à pessoa por um ato que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a si mesma ou a outrem. O processo de identificação e atribuição de culpa refere-se à descoberta de quem determinou o primeiro ato ilícito ou prejudicial, e pode se dar no plano subjetivo, intersubjetivo e objetivo.

No sentido subjetivo, a culpa é um sentimento que se apresenta à consciência quando o sujeito avalia seus atos de forma negativa, sentindo-se responsável por falhas, erros e imperfeições. O processo pelo qual se dá essa avaliação é estudado pela Ética e pela Psicologia.

No sentido objetivo, ou intersubjetivo, a culpa é um atributo que um grupo aplica a um indivíduo, ao avaliar os seus atos, quando esses atos resultaram em prejuízo a outros ou a todos. O processo pelo qual se atribui a culpa a um indivíduo é discutido pela Ética, pela Sociologia e pelo Direito.

Como se libertar da culpa

A ideia de se culpar-se por erros no passado, pode tornar a vida cinza e muito pesada, para melhorar as coisas, basta se libertar da culpa.

Ao invés de ficar se culpando pelo que ocorreu de errado, o ideal é colocar sua energia em busca de outro modo de realizar certas tarefas.

Tente fazer um acordo com você mesmo(a) para fazer o que for preciso para se sentir bem e melhor, o perdão deve ser dado somente por você.

Quando estiver muito triste consigo mesmo(a) basta procurar uma atividade positiva e feliz para ajudar na situação.

Para o pensamento mudar e você melhorar, basta mudar o foco dos seus pensamentos, coloque novas coisas em sua vida, tenha o auto-perdão, ele ajudará a cicatrizar as feridas.

O ideal é evitar lembrar do que perder, pensa apenas que você dará a volta por cima e se sinta bastante forte.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital