Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Como se sair bem em uma dinâmica de grupo

As pessoas quando vão participar de uma dinâmica de grupo geralmente ficam com um certo pânico. Sempre dá medo de encarar o líder e, além disso, encarar os demais participantes. Posso afirmar que esse é um receio de todos e que realmente não é fácil conseguir sucesso em atividades como esta.

O conceito de dinâmica de grupo faz parte da psicologia social e está relacionado com as forças em ação no contexto de um grupo. Qualquer indivíduo se comporta de forma diferente quando está em um grupo, e um determinado grupo varia o seu comportamento dependendo do contexto que lhe é apresentado.

Como se sair bem em uma dinâmica de grupo

Exercícios de dinâmica de grupo são muitas vezes usado para melhorar o entrosamento dos diversos elementos do mesmo grupo. Alguns exemplos de dinâmicas que têm esse objetivo são a dinâmica do espelho e a do presente.

Hoje em dia, muitas entrevistas de emprego contêm uma vertente de dinâmica de grupo, onde a capacidade de interação de um indivíduo com o grupo é avaliada. Essa área é cada vez mais valorizada, porque pessoas que são boas em dinâmicas de grupo normalmente trabalham bem em equipe, uma característica muito procurada no contexto de trabalho nos dias de hoje.

dinâmica de grupo

Prepare-se antes

Procure sempre entender o assunto e saber qual é o foco da dinâmica. Se possível, procure saber os tópicos que serão colocados e se você realmente está apto a participar. Ouça tudo com atenção. No início, procure não falar muito e preste bastante atenção nas explicações do condutor. Tome sempre nota dos assuntos mais importantes.

Seja observador

Para conhecer as pessoas que estão participando junto com você, e isso deve ser feito através de observações. Tente traçar o perfil de cada um, através dos gestos e falas. Isso lhe ajudará a se comportar de maneira correta perante os analisadores. Acompanhe o mesmo ritmo da turma. Seja participativo. Sim, você deve mostrar que é uma pessoa de atitude, que gosta de desafios. Mostre principalmente interesse em trabalhar em equipe. Expresse sua opinião. Repito, tire suas dúvidas quando necessário.

Seja inovador

Quando for realizar as tarefas, não basta apenas ser criativo, o importante é mostrar coisas novas e que agreguem algum valor. Não atrapalhe os outros. Cada tarefa no seu tempo. Nunca tente passar na frente de alguém ou querer falar mais alto, para se mostrar superior. É muito interessante possuir espírito de liderança, porém deve sempre respeitar o espaço dos demais. Mantenha-se calmo. Talvez esta seja a tarefa mais complicada até agora. É normal ficar ansioso nessas horas, principalmente por saber que está sendo avaliado por alguém. Mas nervosismo nunca é bom, e por esse motivo é importante atentar-se a isso. Uma dica é procurar em livros ou na internet formas de como controlá-lo.

Fale no mesmo tom dos outros

O mais correto é sempre manter o ambiente no mesmo padrão. Nunca fale mais alto que os outros. Não queira saber mais que o líder. A pessoa que conduz a dinâmica sempre é o superior do grupo, portanto nunca queira demonstrar maiores entendimentos que ele. É importante trocar ideias, dicas e experiências, mas nunca exagere. Não finja ser o que não é. Geralmente quem conduz a dinâmica é um psicólogo, logo ele estará te observando em todos os aspectos. Com certeza não será interessante passar uma imagem falsa de sua pessoa. Dinâmica de grupo não é um bicho de sete cabeças, basta apenas preocupar-se com algumas coisas, que com certeza as outras sairão bem.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital