Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Hábitos das pessoas felizes

A meta de todos nós é encontrar a felicidade. Esses hábitos vão nos ajudar a entender como ser mais felizes em nosso cotidiano, muitos ainda estão a procura da felicidade, outros já a encontraram. Muitas pessoas levam a vida toda esperando para ser feliz. Muitas pessoas pensam que podem ser felizes se tiverem mais dinheiro, se perder alguns quilos extra, ou então se arrumassem um namorado.

Zoroastro, profeta iraniano que teria nascido entre os séculos 17 e 14 a.C., criou uma doutrina religiosa, o zoroastrismo, que se baseava numa luta permanente entre o bem e o mal. Quando Zoroastro perguntou, à divindade do bem, Ahura-Mazda, sobre o que seria felicidade na terra, a resposta teria sido: “Um lugar ao abrigo do fogo e dos animais ferozes; mulher; filhos; e rebanhos de gado”.

A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade – pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.

A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford, para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc.

Nem sempre é fácil, mas você pode escolher ser feliz, e na grande maioria dos casos não há ninguém que possa impedi-lo, a não ser você mesmo. A verdade é que a felicidade não vem da riqueza, aparência perfeita ou até mesmo um relacionamento perfeito. A felicidade vem de dentro.

pessoas felizes

Hábitos das pessoas felizes

É por isso que se você quer realmente ser feliz, você precisa trabalhar a sua cabeça, em primeiro lugar.

  • Deixe de lado os rancores: Perdoe e esqueça as coisas necessárias a sua felicidade, como guardar rancor, ressentimento, raiva, mágoa e outras emoções negativas que estão no caminho da sua felicidade.
  • Não se preocupe com coisas pequenas: As pessoas felizes sabem como deixar as irritações diárias de fora da sua vida.
  • Trate todos com gentileza: A bondade não é somente contagiosa, bem como pode ajudar você a ser mais feliz.
  • Trate seus problemas como desafios: Mude o seu diálogo interno para que quando você tenha um problema, que você possa vê-lo como um desafio, ou como uma nova oportunidade de mudar a sua vida para melhor.
  • Aceita o que não pode ser mudado: As pessoas felizes aprendem a aceitar as injustiças e retrocessos em sua vida, uma vez que isso não pode ser mudado e, em vez de colocar sua energia em mudar essas coisas.
  • Seja grato pelo que você tem: As pessoas que são agradecidas pelo que têm são mais capazes de lidar com o estresse, ter mais emoções positivas, e são mais capazes de atingir seus objetivos.
  • Fale bem dos outros: Pode ser tentador se reunir no cafezinho e fazer fofoca. Mas, falar mal dos outros é como se banhar de emoções negativas, já que seu corpo absorve tudo isso.
  • Acorde na mesma hora todos os dias: Fazer isso vai ajudar a regular o seu ciclo circadiano e isso faz com que o hábito de levantar seja mais fácil e você vai se sentir mais fortalecido.
  • Não se compare com os outros: Sua vida é única. Por isso não meça o seu próprio valor, comparando-se com aqueles que o rodeiam.
  • Cerque-se de pessoas positivas: O ditado que afirma que “a miséria adora companhia” é uma verdade literal. É por isso que você precisa escolher os amigos que são otimistas e felizes com eles mesmos.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital