Saiba o que significa o Bullying

O Bullying é um mal que assola os jovens, quando se está na idade entre 12 a 20 anos o jovem sofre preconceito de diversos tipos, na escola e em outros locais, esse preconceito é o chamado Bullying.

Bullying é um anglicismo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. bullying é um problema mundial, sendo que a agressão física ou moral repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida.

O termo com esta definição foi proposto após o Massacre de Columbine, ocorrido nos Estados Unidos no ano de 1999, pelo pesquisador sueco Dan Olweus, a partir do gerúndio do verbo inglês to bully (que tem acepção de “tiranizar, oprimir, ameaçar ou amedrontar”) para definir os valentões que, nas escolas, procuram intimidar os colegas que trata como inferiores.

O que significa o Bullying

Embora o termo tenha seu uso bastante recente, o fenômeno é bastante antigo e encontra relatos na literatura que datam de mais de cem anos; a prática tem um grande poder de destruir a auto-estima da vítima, pois esta precisa permanecer no ambiente escolar e enfrentar todos os dias as humilhações diante de todos os colegas.

Em 20 por cento dos casos, o praticante de bullying também é vítima. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.

Devido ao fato de ser um fenômeno que só recentemente ganhou mais atenção, o assédio escolar ainda não possui um termo específico consensual, sendo o termo em inglês bullying constantemente utilizado pela mídia de língua portuguesa. Existem, entretanto, alternativas como acossamento, ameaça, assédio e intimidação, além dos mais informais judiar e implicar, além de diversos outros termos utilizado pelos próprios estudantes em diversas regiões.

No Brasil, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica a palavra “bulir” como equivalente a “mexer com, tocar, causar incômodo ou apoquentar, produzir apreensão em, fazer caçoada, zombar e falar sobre, entre outros”. Por isso, são corretos os usos dos vocábulos derivados, também inventariados pelo dicionário, como bulimento (o ato ou efeito de bulir) e bulidor (aquele que pratica o bulimento)

Alguns jovens sempre querem maltratar e fazer outros jovens sofrerem, eles se divertem ao ver um colega sofrendo. Esse é o chamado Bullying, onde alguns jovens sempre ficando zuando seus amigos e implicando com eles até um grau exagerado.

Esses jovens que sofrem o Bullying ficam bem traumatizados, não querem mais voltar ao colégio, não prestam mais atenção nas notas e ficam com medo das pessoas ao seu redor.

Próximo

Anterior

17 Comentários

  1. estefani A.VENITE 1 de março de 2011

    EU ADOREI MAIS COLOCAM MAIS DESENHO SA PESSOAS VAM ACHAR MAIS INTERESSANTE

  2. juliana 8 de novembro de 2010

    BULLYING gente é uma coisa muita séria, pois isso tinha q haver alguma puniçao, pois muitos alunos sofrem com isso e eu e meus colegas achamos tudo isso uma bobeira…

  3. Dálety Muniz Silva 27 de maio de 2010

    bullying é uma discriminação muito feia,
    coisa de pessoas que não pensam no proximo,que se ligam so em ser o”bambambam”.de que isso basta?semdo o”tal”,
    o que vou ganhar com isso?um mundo com mais guerras e guerras,com pessoas que se centem com sua alta estima no 0!
    pare e pense bullying é coisa de marginal…

  4. Osvaldo 25 de maio de 2010

    Toda e qualquer pessoa que sofreu ou sofre bulling tende a levar sequelas de tudo que passou comsigo mesma até o tumolo a exemplos como a insegurança baixa alta estima, incapacidade de acreditar nas pessoas a sua volta, incapacidade de se comunicar em publico. E tudo por conta de algo que pode começar como uma simples bricadeira que ridicularise-a muitas vezes essas pessoas chegam até a perder a vontade de viver por acreditar que esse sofrimento e dor é eterno perdem tb talvez uma das mais importantes capacidades humanas a de se socialisar tendendo a viver infeliz na solidão. Agora o que da mais raiva é que enquanto tudo isso ja foi comprovado, pais de pessoas que cometem bulling continuam a apoiar seus filhos disendo que é da idade e professores que deveriam tomar conta de nossos filhos em escolas permanecem calados e se ausentam juntamente com o propio orgão de encino que se cala e dexa que aconteça bem debaixo de seus narizes. N digo para mandar crianças para cadeia, mais que começe a ser implantado mudanças, a começar por nois mesmos pais e colegas se soubermos que alguem estpá sofrendo com isso então avisemos e tentemos fazer a diferença e n só mente fiquemos calados olhando.

  5. juni 19 de maio de 2010

    eu acho que quem comete bulying não e gente boa isso e um dexastre. não e justo uma coisa desa

  6. bibianka1 29 de abril de 2010

    eu acho uma poca vergonha quem faz esse tipo de coisa com quem é menor fraco etc.deveria ganhar uma punição a punição podia ser outro bullyng fazer isto com esse daí que tá assustando os fracos e menores!!!

  7. estefania 29 de abril de 2010

    eu acho isso uma bobeira

  8. vitoria 23 de abril de 2010

    eu acho isso um abisurdo

  9. vitoria 23 de abril de 2010

    uma menina estava com um bisuri na frente da escola e uma menina beteu no braso dela sem querer e a manina ficou cm raiva e rasgou a menina inteira com o bisuri

  10. val 17 de abril de 2010

    eu sofro desta agressao
    e me sinto muito mal
    o q eu posso fazer

  11. Gabriele Marques 12 de abril de 2010

    Eu acho isso uma falta de respeito Tanta agreção nesse mundo , o mundo não vai acabar com Deus vindo buscar agente vai acabar assim um Ser HUMANO MATANDO O OUTRO as poucos essas POULUIÇÃO também o caso de Craque é Drogas oque mais tem nesse Mundo o agente tenque fazer uma CAMPANHA SOBRE O BULLYING !

  12. Michelle Teixeira Barbosa 31 de março de 2010

    Nossa acho isso pesimo para as pessoas,elas ficam coagidas,sem defesa,as pessoas que fazem isso devem paragar caro.

  13. simone 22 de março de 2010

    eu acho isso uma falta de respeito para com as pessoas que sofrem esse tipo de agressão.

  14. adson 8 de março de 2010

    essas pessoas que maltrata as pessoas pequenas e mas fracas é porque é covarde e não tem medo que aconteça com ele.

  15. anonimo 11 de novembro de 2009

    eu acho isso uma falta de respeito para com as pessoas que sofrem esse tipo de agressão.
    E para aqueles que praticam o bullying com as pessoas, vai mexe com alguem do seu tamanho, cara !!!

  16. brenda 9 de novembro de 2009

    eu acho isso uma falta de respeito para com as pessoas que sofrem esse tipo de agressão.
    E para aqueles que praticam o bullying com as pessoas, vai mexe com alguem do seu tamanho, cara !!!

  17. viviane 9 de novembro de 2009

    uma poca vergonha

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital