Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Cicada 3301

Todos sabem que o ano de 2012 foi marcado por uma teoria que dizia que o mundo ia acabar. Tudo isso por conta do antigo calendário maia, que “terminava” no dia 21/12/2012 – é sabido que essa data marcava apenas o início de outro ciclo. No universo digital, outro mistério veio à tona no mesmo ano, e, ainda hoje, chama a atenção. A origem dessa nova polêmica era uma imagem enigmática que circulava pela internet com um texto que dizia, em inglês: “Há uma mensagem escondida nesta imagem. Encontre-a e você será levado até nós”. A figura que vem intrigando os internautas surgiu na “deep web” – como é chamado o “submundo” da internet –, onde se encontram sites que não podem ser acessados pelos navegadores comuns. Sobre a suposta mensagem escondida, algumas pessoas chegaram a decodificar a imagem. Ela direcionava até um site, que trazia a figura de um inseto, seguido pela palavra “cicada” e pelo número 3301. Essa palavra estranha significa cigarra, em sudanês.

Cicada 3301

Além disso, nesse site foram encontrados outros enigmas que, solucionados, levaram a outros endereços eletrônicos e até mesmo a locais reais, em diversos países, como Polônia e Austrália. Quem decifrou os “quebra-cabeças” e se aventurou ao visitar esses destinos misteriosos, encontrou cartazes em postes com a imagem da cigarra e um código QRCode – que pode ser lido por aplicativos de celular. Ao ser lido pelo smartphone, também levava para um site.

Atualmente, após o surgimento do Cicada 3301, os sites originais foram deletados e algumas imitações foram criadas. Mas, o certo é que ninguém desvendou totalmente a série de enigmas, o que fez surgir boatos e teorias da conspiração que ainda intrigam muita gente.

Origem da Cicada 3301

Cicada 3301 é um nome dado a uma organização enigmática que em quatro ocasiões postou um conjunto de complexos quebra-cabeças para recrutar “pessoas altamente inteligentes” do público. O primeiro enigma começou em 5 de janeiro de 2012, e correu por cerca de um mês. A segunda rodada começou um ano depois, em 4 de janeiro de 2013, e uma terceira rodada, a de 2014 não foi resolvida até agora (julho de 2015) e a de 2015 já foi lançada. Acreditam que “membros” da cicada já previam o número de pessoas que entrariam e eram no máximo 7, isso já está relacionado pois 3+3+0+1=7, pelo o que foi divulgado até agora em 2012, 3 pessoas conseguiram e em 2013, idem, até agora ninguém conseguiu a de 2014 ou seja:0 e a de 2015 supostamente 1 pessoa apenas resolveria, ou seja: 3, 3, 0,1. A intenção declarada era recrutar “pessoas inteligentes” apresentando uma série de quebra-cabeças que eram para serem resolvidos, cada um em ordem, para encontrar o próximo. Não há novos quebra-cabeças o último foi lançado publicamente em 4 de janeiro de 2015. Os quebra-cabeças são focados fortemente em segurança de dados , criptografia e esteganografia.

 Mensagens da Cicada 3301

Cicada 3301 é uma uma organização totalmente secreta que todo ano disponibiliza exercícios complexos sobre criptografia, códigos binários, esteganografia, segurança de dados, etc. Este projeto propõe esses exercícios a fim de encontrar mentes brilhantes nesta área. O objetivo desses exercícios é completamente desconhecido, pois em todos os anos que ele é proposto, todos os que passam no desafio simplesmente somem. Há vários relatos de usuários de fóruns que conversavam com esses classificados e que de repente sumiram do nada.

Esta organização teve início em 2012 onde o desafio durou um mês e teve 3 finalistas. No desafio dizia a seguinte mensagem:

“Olá. Estamos procurando indivíduos altamente inteligentes. Para encontrá-los, nós criamos um teste. Há uma mensagem oculta dentro desta imagem.

Encontre-a, e ela colocará você no caminho para nos encontrar. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão chegar ao final.

Boa sorte.

3301“.

Exatamente 1 ano após o lançamento do desafio, um usuário no 4chan chamado Cicada3301 publicou o link para o novo exercício. Eis que surge a 2ª etapa da Cicada 3301, que por acaso estava muito mais complicada do que a primeira etapa. Este desafio demorou um pouco mais do que o primeiro pois exigia muito conhecimento em esteganografia avançada, Análise de livros antigos, etc. Também neste desafio, somente 3 foram classificados e sumiram da internet, nunca mais se ouviu falar deles.

Após um ano de espera, após muitas trolagens de membros do Reddit e do Twitter inventando desafios alegando que era sobre a Cicada, um usuário coloca um desafio muito intrigante, o mesmo usuário que postou o desafio de 2012. Eis que surge a 3ª etapa da Cicada 3301. O desafio estava bem diferente dos anteriores, e uma mensagem parecida com o primeiro desafio aparecia:

“Olá.

A epifania está próxima de você. Sua peregrinação começou. A iluminação está à espera.

Boa sorte.

3301“

Esta parte estava inicialmente bem fácil para muitos participantes, após passar os 2 primeiros desafios do projeto eles chegaram a imagem de uma cigarra e não conseguiam achar como prosseguir. Ficaram alguns meses somente nesta parte e muito desistiram ai. Porém, um pequeno grupo decidiu montar um fórum para discussões sobre esta parte do desafio, daí então conseguiram desvendar e continuar. Após isso, ficou muito mais difícil, enigmas em livros, runas cabalísticas, dicas em sites da DarkNet, etc. Até hoje, não conseguiram desvendar esta temporada.

Em janeiro de 2015, no 4chan, aparece um novo post que anunciava o que seria o último desafio da cicada. Só que o post não disponibilizava um site ou uma imagem, somente alguns números e letras que ao colocar na URL do desafio anterior levava a um site offline. Só que muitos não sabiam que ali estava o princípio do último desafio. Ao ler o código fonte da página era possível se extrair um pequeno código binário que levava a um livro chamado Godel, Escher, Bach, onde o objetivo era encontrar pistas sobre outro livro chamado Liber Primus.

Há boatos que somente uma pessoa conseguiu passar por esta etapa do desafio e se classificar. Ainda é um mistério qual o objetivo dessa organização, mas, aparentemente, nunca saberemos realmente.

Principais teorias da conspiração envolvendo esse mistério:

Google e CIA (agência de inteligência dos Estados Unidos): uma das teorias mais famosas que circula pela internet, diz que os enigmas Cicada 3301 são, na verdade, um método de seleção de grandes empresas como o Google, ou organizações como a CIA, para recrutar novos funcionários, que sejam extremamente inteligentes.

Maçonaria e seita satânica: outras pessoas acreditam que os enigmas são meios utilizados por seitas satânicas ou sociedades milenares, como a maçonaria, para controlar pessoas e, dessa forma, dominar o mundo.

Tráfico humano: segundo relatos de usuários de fóruns de discussão na internet, quem acessou o site indicado pelos cartazes, recebeu um e-mail com outros enigmas. Ainda, segundo os internautas, essas pessoas desapareceram sem deixar vestígios.

Organização criminosa: há outras teorias mais graves também, que circulam na internet. Uma delas dá conta de que o Cicada 3301 é um grupo de pessoas que cometem crimes virtuais, como roubo de dados sigilosos. Logo, estariam recrutando novos membros por meio dos enigmas.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital