Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

Clube dos 27

O Clube dos 27, também às vezes conhecido como o “Para Sempre Clube 27” ou “Clube 27”, é um grupo de músicos do Rock ou blues influentes e muito famosos que morreram aos 27 anos de idade, Os 27 anos são, no mínimo, míticos dentro do universo musical.

São grandes artistas que o mundo já conheceu coincidentemente vieram a falecer com esta idade. Além do talento inquestionável e da época da vida em que morreram, um outro fator é comum a estas estrelas: a personalidade polêmica. Este é composto por Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse.

O número de roqueiros que foram tirados de nós muito cedo – seja por acidente, violência ou homicídio – é obviamente muito grande. O fato de tantos dos maiores e mais influentes talentos da história do rock morrerem aos 27 anos é ainda mais interessante, e quando você pensa nisso, é realmente assustador.

Ao longo dos anos, as histórias por trás das mortes dos membros do agora chamado “Clube dos 27” têm crescido cada vez mais, de forma excessiva. Com material da cobertura oficial para elaborar um enredo, e até mesmo suspeitas de pacto com o demônio, surgiram hipóteses para tentar encontrar algum sentido nestas perdas trágicas.

Teoria de Conspiração do Clube dos 27

O Ciclo de Saturno

Todos sabem que o culto a Saturno é algo muito antigo e na astrologia, o retorno de Saturno ocorre quando este regressa à sua posição original no momento do nascimento de cada ser humano. Um ciclo de Saturno leva cerca de 29,4 anos, mas os astrólogos acreditam que sua influência começa a ser sentida por volta dos 27 anos. Quando Saturno retorna pela primeira vez e completa o seu primeiro ciclo, diz-se que se entra numa fase em que as pessoas atravessam por mudanças significativas e assinala a entrada na idade adulta plena. Para aqueles que já passaram por isto, esta é uma iniciação à nossa segunda metade da vida, isso pode ocorre de uma maneira maravilhosa ou brutal. Existe o risco destas mudanças nos absorverem e sermos sugados para dentro de um abismo ou sentir a vontade de experimentar um novo nível de satisfação e contentamento. De qualquer maneira é um momento de grande confusão e intensidade que é descrito por alguns como uma segunda adolescência. Adicione a isto o stress de ser uma alma criativa, uma celebridade mundialmente famosa e vícios de drogas e álcool, e temos aqui uma receita perigosa para um possível desfecho mortal.

A decadência com o uso de drogas

A maioria dos membros do Clube dos 27 têm um histórico de abuso de drogas e/ou álcool. Os toxicodependentes estão em maior risco para terem complicações de saúde, ou possíveis overdoses. Neste caso a idade pode ter algo a ver com isto também. Quando se chega a idade dos 27 anos pode ocorrer que o uso das drogas começa a fazer menos efeitos no corpo. Todas as pessoas que usam drogas desde o final da adolescência e começo dos 20, aos 27 anos já têm uma resistência por parte do corpo à própria substancia. As drogas, assim como os outros remédios, quando ingeridas em excesso e em continuo deixam de ter o efeito pretendido no corpo. Começam a ser necessários mais quantidades, álcool ou drogas funcionam da mesma forma, o que leva a uma maior probabilidade de entrar em overdose.

Um pacto com o Demônio

O pacto satânico não poderia faltar nessas suposições mirabolantes, em uma das teorias diz que todos os membros do Clube dos 27, assinaram um contrato com o Diabo para desta forma alcançar fama e fortuna em pouco tempo. Reza a lenda que tudo começou com o músico de blues Robert Johnson. A lenda diz que Johnson não tinha talento para tocar guitarra, mas ansiava por um grande sucesso. Uma noite ele ouviu uma voz que lhe dizia para visitar o cruzamento de uma plantação de Dockery à meia-noite. Foi até lá e foi recebido por um homem que, aparentemente, era o diabo disfarçado. O homem pediu a guitarra de Johnson e afinou-a. Isto teria um custo, a sua alma. Robert Johnson voltou da plantação com a guitarra mágica e tornou-se um virtuoso do blues da noite para o dia. Em 1938 com 27 anos, ele foi envenenado e morreu (não diretamente do envenenamento, mas das consequências). De acordo com uma sacerdotisa, todos os membros do Clube dos 27 (desde Johnson), trocaram a sua alma para ter sucesso. Ela afirma que eles realizam cerimonias especiais durante as sessões de gravação, onde colocam as bênçãos satânicas nas suas músicas. Quando a música é tocada ela solta os demônios que influenciam quem a toca e quem a ouve.

Numerologia

A Numerologia é bem interessante, saibam que o número 27 dividido por 3 reduz-se ao número 9, que representa o fim de um ciclo. Estes ciclos de transição são carregados de energia, e podem por vezes ser pesados para algumas pessoas. Quando confrontados com o desconforto do desconhecido muitos viram-se para as drogas e álcool como escapatória para lidar com estas situações. Outros procuram uma outra saída, ou têm comportamentos imprudentes que podem acabar por levar a um fim trágico. Mas para se entender o fenômeno do Clube dos 27 os numerólogos precisam também analisar os números ao longo da vida, ciclos de época, e os ciclos de pináculo. Em resumo a teoria é: Quando todos estes números e ciclos se alinham com a idade dos 27 anos, eles podem ditar uma morte prematura.

Explicação Social

É possível que a morte dos músicos do Clube dos 27 seja influenciada por fatores psicológicos? O psicólogo alemão Erik Erikson, desenvolveu uma teoria sobre os oito estágios do desenvolvimento psicossocial, que acontecem desde o nascimento até aos 65 anos ou mais. De acordo com Erikson, a crise psicossocial que ocorre entre as idades dos 18 e 35 anos é uma das mais brutais e envolve a luta entre intimidade e isolamento. Uma pessoa nesta fase de desenvolvimento pode perguntar-se: “Será que vou partilhar minha vida com alguém ou estar sozinho para sempre?” Em teoria alguém propenso ao abuso de substâncias e isolamento pode ter dificuldade em ultrapassar esta crise, acabando por perder-se e entrar por caminhos de risco e o pico destes acontecimento é por volta dos 27 anos de idade.

Músicos que pertencem ao Clube dos 27

Brian Jones

Faleceu em 3 Julho de 1969. Afogado em uma piscina. A certidão de óbito dizia que a morte foi acidental. Músico multi-instrumentista, membro fundador dos Rolling Stones. Morreu quando tinha 27 anos e 125 dias.

Jimi Hendrix

Faleceu em 18 setembro de 1970. A autópsia mostrou que ele foi asfixiado pelo seu próprio vomito depois de uma combinação de vinho com pílulas para dormir. Guitarrista, compositor e líder das bandas The Jimi Hendrix Experience e Band of Gypsys. Morreu quando tinha 27 anos e 295 dias.

Janis Joplin

Faleceu em 4 outubro de 1970. Provável overdose de heroína. Vocalista principal e compositora das bandas Big Brother and the Holding Company, The Kozmic Blues Band e Full Tilt Boogie Band. Morreu quando tinha 27 anos e 258 dias.

Jim Morrison – “The Doors”

Faleceu em 3 Julho de 1971. Causa da morte foi listados como “insuficiência cardíaca”, no entanto, a autópsia não foi realizada. Vocalista e principal compositor da banda The Doors. Morreu quando tinha 27 anos e 207 dias.

Kurt Cobain – “Nirvana”

Faleceu em 5 abril de 1994. Motivos desconhecidos, foi encontrado morto em sua casa em Seattle, embora o atestado de óbito aponte como “suicídio”. Membro fundador, vocalista, guitarrista e compositor da banda Nirvana. Morreu quando tinha 27 anos e 44 dias.

Amy Winehouse

Faleceu em 23 julho de 2011. Intoxicação Alcoólica. Cantora e compositora britânica. Morreu quando tinha 27 anos e 312 dias.

Outros músicos que morreram aos 27 anos

Algumas listas costumam incluir outros músicos que morreram aos 27 anos de idade. Charles R. Cross, biógrafo de Hendrix e Cobain, afirmou que “o número de músicos que morrem aos 27 é considerável. Embora os humanos morram regularmente em todas as faixas etárias, há um pico estatístico de músicos que morrem aos 27”.

Nome Data da morte Causa da morte Atuação
Alexandre Levy 17 de janeiro de 1892 Desconhecida Compositor, pianista e maestro
Louis Chauvin 26 de março de 1908 Esclerose neurosifilítica Músico de ragtime
Robert Johnson 16 de agost de 1938 Pneumonia Músico de blues
Nat Jaffe 5 de agosto de 1945 Complicações decorrentes de pressão alta Músico de blues
Jesse Belvin 6 de fevereiro de 1960 Acidente automobilístico Cantor e compositor de R&B
Rudy Lewis 20 de maio de 1964 Overdose Vocalista do The Drifters
Malcolm Hale 31 de outubro de 1968 Envenenamento por monóxido de carbono Integrante do Spanky and Our Gang
Dickie Pride 26 de março de 1969 Overdose de pílulas para dormir Cantor de rock britânico
Alan “Blind Owl” Wilson 3 de setembro de 1970 Overdose de barbitúricos, provável suicídio Líder, vocalista e compositor do Canned Heat
Arlester “Dyke” Christian 13 de março de 1971 Baleado Vocalista do Dyke & the Blazers
Linda Jones 14 de março de 1972 Coma diabético Cantora de R&B
Les Harvey 3 de maio de 1972 Eletrocutado ao tocar em um microfone com os pés molhados Guitarrista do Stone the Crows
Evaldo Braga 31 de janeiro de 1973 Acidente de Carro Cantor e Compositor Brasileiro
Ron “Pigpen” McKernan 8 de março de 1973 Hemorragia gastrointestinal em decorrência de alcoolismo Tecladista e vocalista do Grateful Dead
Roger Lee Durham 27 de julho de 1973 Ferimentos em decorrência de uma queda de um cavalo Cantor e percussionista do Bloodstone
Wallace Yohn 12 de agosto de 1974 Acidente aéreo Organista do Chase
Dave Alexander 10 de fevereiro de 1975 Edema pulmonar Baixista do Stooges
Pete Ham 24 de abril de 1975 Suicídio por enforcamento Tecladista e guitarrista do Badfinger
Gary Thain 8 de dezembro de 1975 Overdose de drogas Ex-baixista do Uriah Heep e da banda de Keef Hartley
Cecilia 2 de agosto de 1976 Acidente automobilístico Cantora espanhola
Helmut Köllen 3 de maio de 1977 Envenenamento por monóxido de carbono Baixista do Triumvirat
Chris Bell 27 de dezembro de 1978 Acidente automobilístico Cantor e compositor do Big Star
Jacob Miller 23 de março de 1980 Acidente automobilístico Vocalista do Inner Circle
D. Boon 22 de dezembro de 1985 Acidente automobilístico Guitarrista e vocalista do Minutemen
Alexander Bashlachev 17 de fevereiro de 1988 Suicídio Músico, compositor e poeta russo
Jean-Michel Basquiat 12 de agosto de 1988 Ovedose de speedball Artista Plástico
André Fredrik Pretorius 13 de outubro de 1988 Overdose de heroína Guitarrista sul-africano e um dos fundadores da banda de punk rock brasilienseAborto Elétrico
Pete de Freitas 14 de junho de 1989 Acidente de motocicleta Baterista do Echo & the Bunnymen
Mia Zapata 7 de julho de 1993 Assassinada Vocalista do The Gits
Kristen Pfaff 16 de junho de 1994 Overdose acidental de heroína Baixista do Hole
Richey James Edwards c. 1 de fevereiro de 1995 Desaparecido; declarado morto em 23 de novembro de 2008 Guitarrista e compositor do Manic Street Preachers
Stretch 30 de novembro de 1995 Baleado Rapper
Fat Pat 3 de fevereiro de 1998 Baleado Rapper e integrante do Screwed Up Click
Freaky Tah 28 de março de 1999 Baleado Rapper e integrante do Lost Boyz
Sean Patrick McCabe 28 de agosto de 2000 Asfixiado com o próprio vômito após consumo excessivo de álcool Vocalista do Ink & Dagger
Rodrigo Bueno 24 de junho de 2000 Acidente automobilístico Cantor argentino
Maria Serrano Serrano 24 de novembro de 2000 Acidente aéreo Backing vocal do Passion Fruit
Bryan Ottoson 19 de abril de 2005 Overdose de medicamentos Guitarrista do American Head Charge
Valentín Elizalde 25 de novembro de 2006 Assassinado Cantor mexicano
Orish Grinstead c. 20 de abril de 2008 Falência renal Integrante do grupo de R&B 702
Lily Tembo 14 de setembro de 2009 Gastrite Musicista zambiana
Johnny Ganza 10 de março de 2011 Ataque de Diabetes Rapper Português integrante dos YK
Thomas Fakete 30 de maio de 2016 Câncer Guitarrista do Surfer Blood
Anton Yelchin 19 de junho de 2016 Acidente de carro Ator de Star Trek

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital