Como funcionam as Mensagens Subliminares

A mensagem subliminar é normalmente utilizada para transmitir um tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Tudo aquilo que é subliminar está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente.

Mensagem subliminar é uma pseudociência e teoria de conspiração, que afirma que uma imagem projetada numa velocidade maior que o olho podia captar, ou oculta num quadro, não será vista conscientemente, mas atingiam diretamente o subconsciente, podendo influenciar as pessoas. A teoria foi lançada em 1957, quando o publicitário James Vicary anunciou a criação da sua empresa, a Subliminal Projection Company, na qual era vice-presidente. Para provar a eficiência da propaganda subliminar, Vicary divulgou o resultado do experimento que teria conduzido num cinema de New Jersey. Ao inserir as frases “Drink Coke” e “Eat Popcorn” durante a projeção do filme (em noites alternadas) ele teria aumentado em 57,7% as vendas de pipoca e em 18,1% as vendas de Coca-Cola às portas de saída do cinema.

Com a divulgação do experimento de Vicary, as mensagens subliminares tornaram-se rapidamente populares, recebendo grande atenção da mídia e perseguição dos grupos religiosos que chegaram a afirmar que eram usados mensagens subliminares nas propagandas de bebidas alcoólicas para aumentar o consumo. Em 1962, alarmado com a dimensão que a história recebeu, James Vicary concedeu uma entrevista à revista Advertinsig Age em que confessou ter sido pressionado pelos investidores a publicar resultados de experimentos que não tinha feito realmente. Mesmo com o pronunciamento de Vicary, outros autores e grupos conservadores continuam a difundir a ideia de que as mensagens subliminares são usadas na mídia para manipular a população.

Como funcionam as Mensagens Subliminares

O ser humano possui uma percepção subliminar quando consegue captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. As mensagens subliminares podem ser colocadas em sons, imagens, vídeos ou textos por meio de técnicas como o backward masking, com isso é possível inserir mensagens subliminares em músicas, trilhas sonoras, jingles, frases e discursos. Em diversas músicas existem histórias que comprovam mensagens subliminares, em canções de Roberto Carlos, Pink Floyd, Beatles, entre outros. Em alguns filmes também já houveram relatos de mensagens subliminares.

Até mesmo em anúncios de publicidade são veiculados algumas mensagens deste tipo. Em um anúncio famoso, da marca de refrigerante mais famosa do mundo, se encontra a frase “Alô Diabo” se o rótulo da Coca-Cola for invertido.

Uma mensagem subliminar muito famosa foi na capa do disco “Abbey Road – 1969: O Funeral” dos Beatles, onde o cantor Paul McCartney teria morrido em um acidente de trânsito e para ocultar a morte, a gravadora convocou um sósia para a capa do disco. Chateado com a atitude, John Lennon teria espalhado uma série de mensagens subliminares. A “suposta morte de Paul McCartney”, também bastante conhecida em inglês como “Paul is dead” (“Paul está morto”), consiste basicamente em boatos de que Paul McCartney, integrante dos Beatles, teria morrido em um acidente em 1966 e sido substituído por um sósia. O boato inicia-se afirmando que Paul realmente morreu no dia 9 de novembro de 1966, após colidir num cruzamento, segundo dizem, a notícia chegou a ser veiculada numa emissora de rádio, mas tudo foi “abafado”. A batida foi tão forte que chegou a desfigurá-lo, matando-o instantaneamente. Foi por isso que o empresário divulgou que os Beatles não fariam mais apresentações ao vivo.

Analisem a mensagem subliminar cujo John Lennon tentou passar: os 4 beatles enfileirados simbolizam a procissão de um funeral. John Lennon estava de branco, sendo o padre; Ringo Starr estava de preto sendo o agente funerário; Paul McCartney é o morto e George Harrisson, com jeans surrado, seria o coveiro. O carro na rua parece vir em direção a Paul. Além disso, o carro de polícia, entre John e Ringo, parece atender a uma ocorrência.

As mensagens subliminares são feitas para atuar no nosso subconsciente de modo a nos induzir a alguma ação ou atitude, seja comprar algum produto, aderir a algum movimento, suavizar temas polêmicos e até mesmo para questões religiosas.

Muitas pessoas pensam que as mensagens subliminares exercem um poder de dominação sobre os seres humanos o que não é verdade, as mensagens subliminares atuam como um “amigo conselheiro” nos dando opinião sobre a melhor atitude a ser tomada, quando na verdade as mensagens subliminares servem para maquiar interesses alheios. O mundo está repleto de mensagens subliminares e infelizmente é impossível se livrar da sua influência, por este motivo devemos conhecer aquilo que está oculto e manter nossas convicções afim de evitar o efeito manipulador nas nossas vidas.

Nosso objetivo com este site é trazer informação, acreditamos que as pessoas têm o direito de decidirem o que é melhor para suas vidas sem a influência das mensagens subliminares, para isso dispomos de um amplo acervo informativo onde as pessoas poderão saber e escolher sobre as mensagens ocultas que as influenciam.

Como surgiu as mensagens subliminares?

Experimento realizado em Fort Lee, New Jersey – EUA em 1956 Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor especial, taquicógrafo, o qual projetava intermitentemente na tela frases como DRINK COKE e EAT POP CORN. O Taquicoscópio pode ser comparado a um tipo de projetor de slides que projeta um único slide na velocidade de 1/3.000 de segundo. No cinema é colocado ao lado do projetor do filme – cuja projeção é ao ritmo de 24 fotogramas por segundo – e fica repetindo a imagem (sobreposta ao filme) a cada cinco segundos para dar a ilusão de movimento.

Durante o filme Picnic, com Kim Novac (no Brasil ‘Férias de Amor’), o segundo projetor emitia um slide com a frase Drink Coke numa velocidade de 1/3.000 de segundo. O slide era projetado sobreposto ao filme, rápido demais para ser percebido conscientemente, mas a repetição do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente do público, aumentando as vendas da Coca-Cola em 57,7%.

Segundo Ronnie Cuperfain e Keith Clarke, os resultados seriam otimizados caso fossem imagens, ícones, no lugar de textos verbais. Ambos comprovaram que o emprego de mensagens subliminares projetadas no campo visual esquerdo (direcionadas assim ao hemisfério direito do cérebro) são mais eficazes quando são empregadas imagens. Wilson Brain Key descreve uma técnica de edição de imagem que gera um mosaico de impressões visuais, chamado efeito Mc Luhan ou Perceptual Overload, e cita os comerciais de TV da Coca-Cola, nos quais até quatro tomadas são mostradas em um só frame, mostrando pessoas e cenários diferentes o que satura o consciente que não consegue forçar um sentido, aceitando a cachoeira de imagens inconscientemente. Ora, tal edição em ritmo de vídeo clipe, com muitas tomadas ou cenas por segundo, é um claro exemplo da fórmula proposta:

MENSAGENS SUBLIMINARES = > Maior quantidade de informação (dividido por) < Menos tempo de exposição


Cérebro

Com o Taquicoscópio (Táquion em grego significa veloz e escópio é visor-projetor) , provou-se que o cérebro reage á imagens projetadas a uma velocidade de exposição de até 1/3.000 de segundo. Segundo a Semiótica da Cultura, de V. V. Ivanov, o signo, que possui um significante e um significado, é interpretado pelos dois hemisférios do cerebrais: Significado : hemisfério direito – tempo real e imagens concretas (todo); Significante : hemisfério esquerdo – abstrações e estruturas lógicas (partes).


Subliminar Ambiental: Mídia Exterior

Enquanto a visão fóvica (criada na fóvea , ou ponto nervoso central da retina) consciente foca o nome legível em letras garrafais do estabelecimento comercial ou simplesmente quando dirigimos concentrados nosso carro, passam despercebidos o fundo, o ruído, a poluição visual indiferenciada, entrópida dos outdoors e placas captadas pela visão periférica, o fundo subliminar dos anunciantes. Mesmo a colocação dos outdoors pode ser estrategicamente planejada.


Subliminar Eletrônico: Merchandising

As mensagens subliminares tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro da programação normal do que nos intervalos comerciais, burlando assim, os mecanismos de defesa do consumidor. O Merchandising , como é conhecida esta técnica de mensagens subliminares, tem sido constantemente usada pela Coca-Cola em filmes. Um exemplo seria o filme Blade Runner de 1982 que se enquadra na categoria subliminar.

Todo o quadro é preenchido por uma poluição visual urbana com dezenas de anúncios, nunca focalizados plenamente graças ao timing rápido das mudanças de enquadramento, movimento ágil da câmera focando os atores em ação e a edição com cortes rápidos e frequentes, que estonteiam, como um vídeo clipe. O cenário de fundo subliminar é imperceptível graças á edição veloz . Não há tempo de efetuar uma varredura ótica pela tela. Assim, o espectador focaliza os atores e deixa-se envolver pela trama narrativa, enquanto sua visão periférica recebe subliminarmente as dúzias de anúncios que pagaram o filme. O Merchandising pode ser definido como toda a inserção comercial em shows, novelas, filmes e eventos, porém não é um comercial direto do produto. Quem não se lembra de já ter visto em alguma novela um personagem bebendo aquela cerveja cujo rótulo e marca aparecem claramente na imagem ou então em uma partida de futebol você pode notar a existência de várias placas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou nomes de produtos. Inserido em histórias como filmes ou novelas, quanto menos aparece o produto, melhor é o resultado do merchandising. Basta que se perceba a sua presença.

Como se proteger das Mensagens subliminares

Estamos vivendo em uma época onde as mensagens subliminares cada vez fazem mais parte das nossas vidas, nos últimos anos grupos com interesses distintos se tornaram adeptos das mensagens subliminares, fazendo uso deste método covarde utilizando recursos audiovisuais que imprimem opiniões de forma mascarada estes grupos tem objetivos distintos, aí que está o grande problema!

As mensagens subliminares não exercem controle sobre seu receptor, porém podem despertar desejos dormentes por algo que vai contra suas convicções ideológicas ou despertar o desejo pelo consumo por um produto desnecessário, esse jogo sujo de influencia é difícil de ser combatido visto que existem pessoas mais suscetíveis a certas mensagens subliminares do que outras. Como o inimigo é desconhecido quanto mais informação melhor, negar a existência das mensagens subliminares nos torna apenas alvos mais fáceis, como infelizmente é impossível nos proteger de todas as mensagens subliminares existentes no mundo vou dar algumas dicas de como se proteger das mais utilizadas.

1 – Mensagens subliminares de convicções religiosas

Essa geralmente é a mensagem subliminar que mais assusta as pessoas que conhecem sobre o assunto, apesar da nação ser predominantemente cristã, o Brasil é um estado laico, ou seja organizações públicas não podem promover cultos religiosos, deixando assim a liberdade a população de seguir o caminho mais condizente com sua fé. Essa pequena palavrinha “fé” é a chave para se proteger deste tipo de mensagem subliminar, independente da religião todas elas são baseadas no princípio da fé, então se você realmente acreditar que o caminho que está trilhando é o correto jamais será pego em alguma mensagem subliminar que tenta influenciar ao contrário, você somente estará vulnerável quando tiver dúvidas a respeito de sua crença.


2 – Mensagens subliminares sexuais

Nenhuma religião que eu conheça proíbe o ato sexual, sem dúvida o sexo é o mais alto grau de intimidade entre dois seres humanos, para um casal bem resolvido esse mensagem subliminar não tem efeitos negativos já que o estímulo a prática sexual irá apenas trazer felicidade ao casal, o problema é quando essas mensagens subliminares são apresentadas a pessoas com restrições sexuais geralmente por questões religiosas ou a crianças. Mensagens subliminares sexuais em crianças pode levar a sexualidade precoce, e hoje em dia a mídia despeja uma avalanche deste tipo de material nas nossas casas, então pais selecionem o que seus filhos assistem e procurem fazer com que convivam mais com outras crianças e menos com a televisão e a internet, infelizmente esta é a única maneira de proteção, pois crianças são bem vulneráveis a este tipo de mensagem, embora as vezes ela não conheça sobre sexo isto é nativo do ser humano, a sexualidade já nasce conosco e não precisamos conhecer sobre o assunto para ter o desejo sexual despertado.


3 – Mensagens subliminares publicitárias

Apesar de serem proibidas as mensagens subliminares em publicidade no Brasil muitas empresas ainda utilizam deste método para alavancar suas vendas visto que a legislação neste país é precária e cheia de falhas, a melhor maneira de se proteger destas mensagens subliminares é fazer uso da regrinha que os economistas costumam dizer em tempos de crise, avaliar se realmente você precisa daquele produto que está prestes a consumir e também suspeitar do desejo repetido de consumir um produto após assistir algo na televisão ou escultar algo fora do habitual, isso além de barrar a influência das mensagens subliminares com certeza vai ajudar nas suas finanças.

Fora estes concelhos específicos para cada caso ter hábitos mais saudáveis com familiares e amigos, práticas esportivas e outras atividades que diminuam seu tempo de exposição as mídias audiovisuais também ajudam a se prevenir dos efeitos das mensagens subliminares visto que quanto menor o tempo de exposição menor a influência .

Este site foi criado por Luís Eduardo Alló (fundador e editor), bacharel em Direito, mineiro de Muriaé – MG e que adora trabalhar na web.

Próximo

Anterior

Estratégia das Tesouras Estratégia das Tesouras
Brasil - Ditadura Maçônica Comunista Brasil - Ditadura Maçônica Comunista
O homem foi realmente a lua? O homem foi realmente a lua?
Jogo dos Illuminati: A Nova Ordem Mundial - INWO Jogo dos Illuminati: A Nova Ordem Mundial - INWO
Como o Brasil está perante a Nova Ordem Mundial Como o Brasil está perante a Nova Ordem Mundial
A fábrica de zumbis A fábrica de zumbis
Intrometendo - O único local onde se encontra a verdade Intrometendo - O único local onde se encontra a verdade
Nova Ordem Mundial – New World Order (NWO) Nova Ordem Mundial – New World Order (NWO)

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital