Conspiração do Aquífero Alter do Chão

O Aquífero Alter do Chão é o maior aquífero do mundo em volume de água disponível, sendo uma importante reserva natural. O Aquífero Alter do Chão é um aquífero localizado sob os estados do Pará, Amapá e Amazonas.

No site da Nasa, tem mapeamento da área da Amazônia, na qual tem o Aquífero Alter do Chão. Americanos além de quererem o Pré-Sal, estão de olho na maior reserva de água potável do mundo!

Os Estados Unidos teoricamente nem precisariam da NASA, NSA, afinal quem contratou empresas americanas, há mais de 15 anos, para monitorar todas as off-shore brasileiras, incluindo as províncias do pré-sal, tanto nos quesitos de posicionamento, geolocalização, publicação em cartas náuticas e vigilância quanto a poluição marítima, foi a Petrobrás. A empresa contratada foi a Loral Space Systems (Richmond – NC – USA), com instalações de montagem de satélites em Palo Alto/CA-USA, recentemente esta empresa foi adquirida pela canadense – americana MDA , agora MDA Loral Space Systems, que continua a prestar os mesmos serviços a Petrobrás, que também incluindo estudos de satélite, solicitados pela Petrobrás, das possíveis regiões petrolíferas da Amazônia.

Conspiração do Aquífero Alter do Chão

O Aquífero Alter do Chão abastece a totalidade de Santarém e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos. Dados iniciais revelam que sua área é de 437,5 mil quilômetros quadrados com espessura de 545 metros. Pesquisadores da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal do Ceará desenvolveram estudos que podem revelar que o aquífero pode ser maior que o calculado inicialmente, sendo este maior que o Aquífero Guarani. Com 86 mil quilômetros cúbicos, o aquífero poderia ser suficiente para abastecer em aproximadamente 100 vezes a população mundial. O Alter do Chão teoricamente ocuparia uma pequena área em extensão mas um grande volume cúbico, reservando aproximadamente 86 mil quilômetros cúbicos de água contra apenas 45 mil quilômetros cúbicos do aquífero Guarani.

Um aquífero é um reservatório de água situado em regiões que apresentam solos e rochas permeáveis o suficiente para permitir a penetração, armazenamento e circulação interna da água advinda da superfície. A água é filtrada enquanto passa pelos poros existentes no relevo, o que permite a formação de nascentes, lençóis freáticos, rios e recursos hídricos com grande quantidade de água potável. Por isso, os aquíferos possuem grande relevância ambiental.

Ao todo, o aquífero Alter do Chão ocupa uma área de 437,5 mil km². Várias cidades da região Norte utilizam-se das reservas de água disponibilizadas, incluindo Manaus, que conta com 40% de seu abastecimento oriundo desse aquífero. É em Manaus, no entanto, que ocorre também a maior parte da contaminação dos solos dessa reserva, graças a problemas no que diz respeito ao tratamento da água e ao saneamento ambiental. O crescimento da atividade agropecuária na região Norte também poderá representar uma ameaça, caso sejam empregadas grandes quantidades de defensivos agrícolas.

Por esse motivo, entende-se que há uma necessidade de ações por parte de todas as esferas do poder público no sentido de garantir a manutenção dos espaços naturais nas regiões da Floresta Amazônica, sobretudo na área do referido aquífero. Afinal, uma ampliação do desmatamento colocaria em risco a disponibilidade de um importantíssimo recurso hídrico, que, se devidamente explorado, poderá perpetuar-se para as próximas gerações.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital