Conspiração Fnord

A palavra Fnord, seria uma palavra secreta, que é colocada em textos e livros de todo o mundo para evitar que os leitores continuem lendo sobre aquela informação, de forma inconsciente, todos iriam achar aquela informação “chata” ou “irrelevante” e desistir de ler o texto, obviamente que a palavra verdadeira usada pelo sistema é outra e “Fnord” apenas uma substituta afim de poder dar um exemplo para a explicação. Sendo isso uma técnica de hipnose, usado comumente pelos senhores do mundo, afim de esclarecer apenas aos seus membros, sobre determinada informação contida nos livros, textos e notícias.

I

Fnord é a representação tipográfica para desinformação ou informação irrelevante induzindo ao erro, o que implica uma conspiração.

A palavra foi cunhada como um termo sem sentido (nonsense) com um tom de religiosidade no Principia Discordia, livro escrito por Kern Tornley e Greg Hill, mas foi popularizado pela Trilogia de livros The Illuminatus! de Robert Shea e Robert Anton Wilson.

Nesse romance, a interjeição “fnord” tem um poder hipnótico sobre os desesclarecidos. Os Illuminati programam crianças, quando ainda no jardim de infância, para serem incapazes de ver conscientemente a palavra “fnord”. Pelo resto de suas vidas, cada aparição da palava gera subconscientemente um sentimento de dificuldade e confusão e previne uma consideração racional do assunto. Na obra de Shea/Wilson, fnords são espalhados liberalmente nos textos de jornais e revistas, causando medo e ansiedade sobre os eventos da atualidade. Entretanto, não existem fnords nas propagandas, encorajando uma sociedade consumista.

Está implícito nos livros que fnord não é de fato a palavra real usada para essa tarefa, mas uma mera substituta, pois muitos leitores seriam incapazes de ver a palavra verdadeira. Ver fnords significa estar inafetado pelo tal poder hipnótico da palavra ou, mais abertamente, de outras palavras conflitantes.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital