Porque constroem Obeliscos nas cidades

Obelisco é um monumento arquitetônico comemorativo típico e criado durante o antigo Egito. Os antigos egípcios utilizavam os obeliscos como marcos de homenagem e adoração à Rá, deus do sol na mitologia egípcia. O monumento também era sinônimo de proteção e defesa no Antigo Egito.

O obelisco no antigo Egito, era um termo que foi sinônimo de “proteção” ou “defesa”. A agulha de pedra tinha a função de perfurar as nuvens e dispersar as forças negativas que sempre ameaçavam acumular-se, na forma de tempestades visíveis ou invisíveis, e foi colocado sobre o templo como um símbolo de um raio petrificado do disco solar.

O termo “Obelisco” vem do grego obeliskos, ou seja, “pilar” “apontar”. É uma pedra que é frequentemente monolítica, de uma base quadrangular, colocado em posição vertical e terminando com uma pirâmide (pyramidion) em seu topo. Foi colocado no centro de grandes espaços abertos, nos templos do deus solar RA.

Surgiram, na época do período pré-dinástico cultos, para uma grande pedra sagrada que foi levantada no templo de Heliópolis, a “Cidade do Sol”. Tal como acontece com as pirâmides, este monumento tinha uma relação primitiva com o culto solar. Como regra geral, obeliscos foram erigidos em pares e servia para proteger o templo magicamente.

Monumento a Washington

Existem diversos obeliscos nas cidades brasileiras e outras fora do Brasil. O povo egípcio acreditava que os obeliscos ajudavam a dissipar as energias negativas que se formavam sob as cidades, seja em forma de tempestades ou demais eventos catastróficos de origem da natureza.

Principais obeliscos do mundo

Monumento a Washington (Washington Monument – maior obelisco dos Estados Unidos).

Obelisco do Vaticano (Segundo maior obelisco de Roma e um dos mais famosos do mundo).

Obelisco de Luxor (Obélisque de Louxor – mais famoso obelisco da França, está localizado na Praça da Concórdia, em Paris).

Obelisco dos Heróis de 32 ou Obelisco do Ibirapuera (Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932.).

Obelisco de Buenos Aires (Famoso obelisco da Argentina).

Os obeliscos têm forma quadrangular e ligeiramente afunilada na parte mais alta, formando uma pequena pirâmide na ponta. Os primeiros monumentos desta forma foram construídos utilizando apenas uma única pedra (monólitos), que por sua vez era esculpida até o formato de um obelisco.

No Egito ainda existia a necessidade de preencher as laterais dos obeliscos com inscrições hieroglíficas.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital