Projeto Fubelt

O governo dos EUA sob a presidência de Richard Nixon implantou os serviços e experiência da CIA para manipular o governo do Chile, impedindo a ascensão de Salvador Allende ao poder. O projeto Fubelt era para ser executado através da promoção de um golpe militar e, assim, solidificar a posição do Presidente Eduardo Frei Montalva.

História do Projeto Fubelt

Projeto FUBELT (também conhecido como Track II) é o nome código atribuído a uma operação da Agência Central de Inteligência (CIA). Esta operação visava evitar que Salvador Allende chega-se ao poder antes de sua posse e para promover um golpe militar no Chile.

Os pontos principais do Projeto FUBELT são de documentos desarquivados do governo dos EUA divulgados pelo Arquivo de Segurança Nacional, em 11 de setembro de 1998, 25 anos após o golpe de estado, bem como de documentos descobertos em 1975 de um inquérito do congresso nacional.

As informações são decorrente de memorandos e relatórios sobre o Projeto FUBELT que incluem reuniões entre o secretário de estado dos Estados Unidos Henry Kissinger e funcionários da CIA, cabos da CIA à sua estação de Santiago e resumos de ação secreta em 1970 detalhando decisões e operações para minar a eleição de Salvador Allende em setembro de 1970 e promover um golpe militar.

Em novembro de 1970, o Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos emitiu um documento denominado: Memorando de Segurança Nacional 93, que substituiu o FUBELT.

No Chile, Salvador Allende viu naquele 11 de setembro de 1973, por decurso das ações do Patria Y Liberdad que fundou através da CIA, só que ele acabou tendo a ideia de sair nacionalizando os bancos, minas e tudo quanto era empresa. Henry Kissinger foi providencial na elaboração do Projeto Fubelt, tal qual Kennedy, Allende foi de encontro aos interesses da fraternidade que ele fazia parte, a Maçonaria, a qual comunga entre todos eles como um clube.

Foi desta forma, que ocorreu a ditadura de Augusto Pinochet que era o chefe das forças-armadas de Allende, assumiu o poder em seu lugar, amargando em popularidade. O interesse era que o ditador freasse as aspirações de Salvador Allende, por ele ter ido contra os ideias da Maçonaria.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital