Brasil – Aristocracia que se diz Democracia

“Odeio as combinações hipócritas do absolutismo dissimulado sob as formas democráticas ou republicanas.” – Rui Barbosa, em Plataforma de 1910

Todos sabem que a Aristocracia é uma organização sociopolítica baseada em privilégios de uma classe social formada por nobres que detém, por herança, o monopólio do poder. Seja este em grupo ou uma classe dos que, por berço ou por concessão, detêm esses privilégios; nobreza, classe nobre, fidalguia. Sendo um grupo de pessoas que consegue se distinguir pelo saber ou por diversas formas de merecimento; nata, casta.

democracia

E que a Democracia é o governo em que o povo exerce a soberania. Um sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas. Sendo um regime em que há liberdade de associação e de expressão e no qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários. Um país em que prevalece um governo democrático.

A Constituição do Brasil afirma que o País é democrático, mas todos sabem que a política brasileira está baseada num modelo aristocrático predominante desde os tempos da república. Desde aquela época quem dominava, e ainda domina a política são grandes proprietários de terra e pessoas poderosas financeiramente.

“A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si.” – Aristóteles

A única intenção de dominar a política era a intenção de enriquecer. Com um discurso aparentemente voltado para causas sociais e democráticas a política brasileira está pautada na corrupção. Ou seja, o discurso para o povo mascara as intenções de governar em causas próprias. No Brasil, com tradição patrimonialista, o político facilmente considera seu o bem público e se apropria dele sem maiores escrúpulos. É roubo do pão que falta na mesa do pobre, é livro que o estudante não tem, é remédio inacessível ao enfermo necessitado. A desejada reforma política reintroduziria a ética na política. Para Aristóteles, política e ética eram sinônimos.

Notamos que a política nacional do Brasil é baseada na barganha, no “tomá lá, dá cá”, tanto é que nossos administradores fazem o que querem, aumentam seus próprios salários, têm regalias que só monarcas ou ditadores teriam, onde podem viajar pelo Brasil todo gratuitamente, podem dar cargos comissionados para quem quiserem em troca de um retorno da pessoa a quem empregam. “Vota sim naquela lei que irá beneficiar tal fazendeiro que eu te ajudo a conseguir mais um canal de televisão.” Tudo isso ocorre, e nosso Governo é chamado de democracia, por uma suposta eleição feita através de urnas eletrônicas, supostamente honestas.

Poucos brasileiros percebem que são enganados. A burocracia criada dificulta tanto a vida do nosso povo. Os bancos quando você vai tentar financiar a casa própria, dificultam ao máximo, os serviços públicos, nunca resolvem o que tem de resolver, apenas atrasam a vida do homem de bem comum, enquanto os que tem contatos e dinheiro, conseguem tudo na maior facilidade. Tudo no País é mais complicado. A vida para a maioria do povo brasileiro deve ser complicada para que não sobre tempo para sermos pensadores que questionem, que vão às ruas, que lutam por seus direitos.

O mais interessante disso tudo, é que sempre tem defensores desse modelo de política, já que recebem regalias, por isso vemos pessoas sem qualquer qualificação nos serviços públicos, servidores desqualificados em cargos importantes, enquanto outros que não possuem contatos nem riqueza, ficam esquecidos ou sequer possuem algum tipo de trabalho.

Somos o Brasil da mentira, da corrupção daquele que é malandro e esperto e quer se dar bem, consegue, porque fica impune, já que não temos punição, nem justiça, onde títulos, poder e honrarias são dados a quem não merece, prêmios são concedidos apenas aos que possuem riqueza, influência e poder, sem qualquer critério real de merecimento, onde a justiça nunca existiu, onde quem prejudica o outro, sempre consegue se dar bem, onde o cidadão de bem, vive em um verdadeiro inferno na Terra, em uma Terra de Flibusteiros, não podemos confiar nem mesmo na nossa sombra, estar vivo aqui, já é algo milagroso. O lugar onde o puxa saco, o covarde e o corrupto, são os que mandam.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital