Inveja na Sociedade atual

“O invejoso, quando enaltece a ascensão social do outro, acima da ação comum, pretende rebaixá-lo ao máximo.” Nietzsche

No mundo filosófico não há ninguém que descreveu a inveja melhor que Nietzsche. Aliás, foi ele, e não os psicólogos e menos ainda Freud, que conseguiu colocar a inveja como categoria descritiva. A tipologia de Nietzsche, quando ele fala do “fraco” ou “escravo” ou “doente”, é a que mostra alguém que antes de ser só ressentido, é invejoso. Está corroído. O “fraco” de Nietzsche não é apenas a antítese do “forte” – ambos desprezíveis para o filósofo. O “fraco” tem um tacão no peito, que o sangra dia após noite: a inveja. O invejoso não aparece. Ele se esconde. Está resguardado pelo seu nome que é uma capa, pois ninguém sabe quem é ele. O nome de alguém que nada fez é um nome que vale como uma máscara de ladrão. Pode usar o nome, mas o nome não diz nada. É assim que o invejoso, o “fraco” de Nietzsche, age rotineiramente: ele é como o inseto – também um exemplo nietzschiano – que muda de cor para se parecer com a paisagem. A covardia e a inveja são irmãs, e elas às vezes tentam se mostrar antes como virtudes que como vícios, e então se travestem de “prudência”, até de “sabedoria” e “altivez”.

“Eis um invejoso; não lhe desejeis filhos; teria ciúmes deles por já não poder ter a sua idade.” Nietzsche

Segundo Nietzsche, a inveja é a base da sociedade igualitária. Uma das características do invejoso é manifestar desprezo pelo objeto invejado. A fábula A raposa e as uvas, de Esopo, ilustra bem essa situação: não podendo alcançar as uvas que pendiam do alto da parreira, a raposa vai embora afirmando não querer as frutas porque elas não estavam maduras.

Inveja na Sociedade

Podemos definir inveja como o desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia. O desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem. A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza.

A expressão popular dor de cotovelo é usada para indicar que alguém está com inveja ou ciúme do outro, pois perdeu algo ou alguém para outra pessoa.

A inveja também aparece na Bíblia, por acreditar que o seu irmão é o preferido de Deus, Caim, sentindo inveja, assassina Abel.

Para muitos sociólogos, a inveja é um dos pilares básicos da revolução proletária: não gosto da sua riqueza, mas é justo que todos possuam os mesmos bens. Melhor tudo igual, mesmo que nivelado por baixo.

A inveja é um dos sentimentos mais difusos, mas ao mesmo tempo é o que temos maior dificuldade em admitir. É o único pecado capital completamente inútil (ao contrário da gula ou da luxúria); no entanto, é tão poderoso que provoca grande sofrimento em quem o experimenta. Psicólogos e sociólogos ainda não sabem exatamente o que é a inveja nem de onde ela vem. Mas, na história da humanidade, a inveja tem sido a causa de grandes realizações e desgraças.

“A inveja dos homens mostra quão infelizes eles se sentem e a atenção constante que dão ao que fazem os demais mostra como sua vida é tediosa.” – Schopenhauer

Para a Igreja Católica, a inveja é um dos sete pecados mortais e contra ela se prega a virtude da caridade e o amor ao próximo.

Alguns objetos são usados como amuleto ou talismã contra a inveja e o mau olhado, entre eles, o olho grego, o pé de coelho, a figa, a ferradura etc. Acredita-se que eles podem trazer sorte e proteger as pessoas de qualquer energia negativa direcionada pela inveja e mau olhado.

Este site foi criado por Luís Eduardo Alló (fundador e editor), bacharel em Direito, mineiro de Muriaé – MG e que adora trabalhar na web.

Próximo

Anterior

Estratégia das Tesouras Estratégia das Tesouras
Brasil - Ditadura Maçônica Comunista Brasil - Ditadura Maçônica Comunista
O homem foi realmente a lua? O homem foi realmente a lua?
Jogo dos Illuminati: A Nova Ordem Mundial - INWO Jogo dos Illuminati: A Nova Ordem Mundial - INWO
Como o Brasil está perante a Nova Ordem Mundial Como o Brasil está perante a Nova Ordem Mundial
A fábrica de zumbis A fábrica de zumbis
Intrometendo - O único local onde se encontra a verdade Intrometendo - O único local onde se encontra a verdade
Nova Ordem Mundial – New World Order (NWO) Nova Ordem Mundial – New World Order (NWO)

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital