Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

O Brasil produz para alimentar sua população ou para vender?

O mundo produz hoje comida suficiente para alimentar a todos. O problema é que um número cada vez maior de pessoas não pode pagar pelo alimento de que necessita.

Brasil produz para alimentar

Antes mesmo dos recentes aumentos do preço dos alimentos, 1 bilhão de pessoas tinha fome crônica, enquanto outros 2 bilhões sofriam de subnutrição, elevando o número total de pessoas sem segurança alimentar para cerca de 3 bilhões, ou quase a metade da população mundial. Pior: trata-se de um número que não para de crescer.

Os países ricos, por sua vez, continuam subsidiando e protegendo seus agricultores, solapando, dessa maneira, a produção de alimentos nos países mais pobres.

Desde a década de 80, governos têm sido pressionados a promover as exportações para acumular divisas e comprar alimentos.

Consequentemente, muitos países pobres recorreram ao mercado mundial para comprar arroz e trigo baratos em vez de eles mesmos os cultivarem. Alguns países e regiões que já foram autossuficientes em alimentos importam agora grandes quantidades, o que pressionou os preços.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital