Intrometendo

Aqui você se intromete em tudo…

O mundo não tem nenhuma lógica

“Todos os filósofos são tiranizados pela lógica.”
(Humano, Demasiado Humano §6, Friedrich Nietzsche)

Sem aceitar as ficções da lógica, o homem não poderia viver. Todo mundo morreria da verdade.

A lógica pressupõe a existência de coisas, as coisas são apenas ficções inventadas pelos seres humanos, a lógica pressupõe a identidade persistente das coisas ao longo do tempo, a lógica pressupõe a identidade das coisas num instante, não há identidade ao longo do tempo e nada é auto-idêntico, ou só as “ficções” o são.

A lógica repousa sobre pressupostos que não correspondem a algo de real no mundo, no pressuposto da igualdade das coisas, a identidade da mesma coisa em diferentes pontos do tempo, isso quer dizer, que para alguma coisa existir ao longo do tempo, ela tem de ser coerente, nunca poderá ser contraditória ao longo da sua existência, se ela muda seus conceitos e valores, ela deixará de existir e se transformará em outra coisa, vamos dar um exemplo, se um Tribunal de Justiça que existe para fazer a “justiça” deixa de seguir a “justiça” e passa a só criar “injustiça” ele deixará de ser um Tribunal de Justiça e se transformará com o tempo em um Tribunal de Injustiça, é bem simples de entender.

o-mundo-nao-tem-nenhuma-logica

A lógica (como a geometria e a matemática) aplica-se apenas a entidades fictícias que criamos. A lógica é a tentativa de compreender o mundo efetivo por meio de um esquema de ser postulado por nós mesmos; mais corretamente, de o tornar formalizável e calculável para nós. O mundo parece-nos lógico porque o tornamos lógico.

O mundo real nunca foi lógico, mas os seres humanos dotados de inteligência, viram e criaram algum tipo de lógica para esse mundo, descrevendo as coisas, criando conceitos para tudo, criando significados, linguagens, regras, leis e outras coisas que falsamente criam algum tipo de lógica para o mundo.

O mundo não é lógico, apenas os seres humanos entendem ele de uma maneira lógica, já que nosso pensamento e nossas construções mentais criam uma espécie de lógica para todas as coisas, assim é na geometria e na matemática, além da criação de regras e outros parâmetros.

Se formos pensar, a lógica seria uma forma de tirania ou de ditadura para a nossa mente, se nos libertarmos do conceito da lógica e pensar que os homens ou seres humanos dotados de grande inteligência, são os que conseguem criar uma melhor lógica para as coisas, poderíamos expandir ainda mais a nossa mente.

Próximo

Anterior

Deixe seu comentário

© 2009-2017 Intrometendo | Anuncie | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital