Economia de Energia Elétrica

A Economia de Energia Elétrica é primordial para se ter uma conta de luz bem mais barata, depois do grande apagão que ocorreu no Brasil, não sabemos se foi sabotagem ou se o país vive um racionamento, para garantir a energia para todos, é melhor evitar gastos abusivos.

Se você deixa luz, toma banhos demorados, poderá economizar diminuindo o tempo no banho e desligando as luzes do ambiente. Além disso, você poderá desligar a sua televisão na tomada e não deixar ela gastando uma minima energia, que contando com todos, gera muitos gastos.

Quando se faz uma Economia de Energia Elétrica, você ganha em sua conta de luz e poderá ajudar o País, a não viver um futuro racionamento.  O termo “economia” leva à muitas obras que se remetem a aspectos sobre como as pessoas podem economizar dinheiro a ponto de se tornarem “financeiramente confortáveis”. Vários aspectos da vida cotidiana são mencionados, inclusive a economia de energia elétrica. Pequenas atitudes podem amenizar este desperdício. Além da economia financeira, também representa o cuidado com o meio ambiente. Melhor para você, melhor para o mundo. Para equipamentos elétricos em geral procure sempre aqueles que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, a indicação “A”. Isso indica que são os mais econômicos.

Economia de Energia Elétrica

Ao usar o condicionador de ar, mantenha as portas e janelas fechadas. Isso evita que o ar do ambiente seja renovado várias vezes e, com isso, o aparelho funcione em condições mais severas. Limpe os filtros periodicamente. Estando sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia. Sempre que possível, utilize a ventilação natural. Não esqueça que este aparelho retira a umidade do ambiente e das pessoas que estão neste ambiente. Portanto, quando estiver sob a ação do condicionador de ar não esqueça de ingerir água com maior frequência.

Com relação ao computador, o monitor de vídeo é responsável por 70% do consumo de energia. Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue-o ou configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.

O chuveiro elétrico é um dos principais vilões. Há uma economia de energia da ordem de 30% colocando a chave seletora na posição verão (nunca mude a posição da chave com o chuveiro ligado!). Faça o que muita gente esquece de fazer: limpe periodicamente os orifícios de saída de água. Este equipamento funciona com o resistor variável. Nunca reaproveite uma resistência queimada. Além de aumentar o consumo, coloca em risco sua segurança.

O ferro de passar deve ser utilizado (de preferência) quando houver uma quantidade razoável de roupas. Passe tudo de uma só vez. Qualquer equipamento, quando ligado e desligado várias vezes, provoca um grande desperdício de energia, além de reduzir a sua vida útil.

A iluminação é outro fator crítico! Sempre que possível, aproveite a luz do sol, evitando acender lâmpadas ao dia. Ao sair do ambiente, sempre apague as luzes. Paredes internas devem ser pintadas com cores claras, porque refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial. Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) ou circulares. Além de consumir 1/3 menos energia que as correlatas incandescentes, duram 10 vezes mais. Estas lâmpadas são indicadas para qualquer ambiente que necessite de iluminação continuada por mais de 2 horas seguidas. Para pensarmos na economia: Se você utiliza uma lâmpada incandescentes de 100W, ao substituí-la por uma fluorescentes de 32W você estará economizando da ordem de 60% da energia consumida.

A geladeira: Instale-o em local arejado, desencostado de paredes ou móveis, distante de raios solares e fontes geradoras de calor como fogões e estufas. Nunca utilize a parte traseira do aparelho para secar panos e roupas. Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma só vez evitando abrir o refrigerador/freezer sem necessidade, pois a cada vez que a porta é aberta, ocorre entrada de ar quente, fazendo com que o motor trabalhe mais e, em consequência, consuma mais energia (isso sem contar o fato daquele esforço extra que temos que fazer quando temos que abrir a porta tão logo tenhamos fechado!). Não forre as prateleiras internas com vidros ou plásticos: isso evita a convecção térmica (principal fenômeno físico responsável pela refrigeração dos alimentos).

Como economizar energia

Ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê preferência aos que possuam o Selo Procel de economia de energia (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Assista à televisão junto com a família.

Desligue a TV, rádios e vídeo games quando ninguém estiver usando.

Evite deixar aparelhos em stand by (ligados na tomada).

Elimine vazamentos. Economizando água, você também economiza energia.

Na hora de comprar ventiladores, lembre-se que quanto maior o diâmetro das hélices, maior o consumo.


Ar-Condicionado

Mantenha o filtro sempre limpo e o termostato regulado.

A potência do ar (BTUs) deve ser adequada ao tamanho do ambiente.

Mantenha portas e janelas bem fechadas ao usar.

Proteja a parte externa da exposição do sol.

Não bloqueie a grade de ventilação.

Ao sair do ambiente, desligue o aparelho.


Chuveiro Elétrico

Evite banhos demorados e em horários de pico, das 18h às 21h.

Use a chave seletora na posição verão reduzindo o consumo em até 30%.

Ao ensaboar-se, desligue a torneira do chuveiro.

Use resistências originais.

Não faça emendas e adaptações. Evite acidentes.


Geladeira e Freezer

Instale em locais afastados da parede, sol e fogão.

Não deixe a porta aberta e evite abri-las várias vezes.

Tire e guarde alimentos de uma só vez.

Não guarde alimentos quentes e nem sem tampas.

Não forre as prateleiras, pois dificulta a circulação do ar.

Regule o termostato.

Não coloque roupas para secar na parte de trás.

Descongele regularmente.

Ao viajar, esvazie e desligue da tomada.

Mantenha a borracha em bom estado – faça o teste do papel (Coloque uma folha entre a porta e feche. Puxe o papel. Se sair facilmente é sinal de vedação em mal estado).


Lavar e Passar

Junte grande quantidade de roupas e passe/lave de uma só vez.

Controle a quantidade de sabão para evitar repetir o enxágue.

Mantenha o filtro da máquina de lavar roupas, sempre limpo.

Desligue o ferro quando for interromper o serviço.

Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido e comece pelas mais leves.


Iluminação

Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

Lâmpadas fluorescentes consomem até 75% a menos e duram mais.

Durante o dia, aproveite a iluminação natural. Abra janelas e cortinas.

Apague as lâmpadas de ambientes desocupados.

Mantenha limpas luminárias, globos e arandelas.

Utilize sensores de presença em áreas comuns de baixa circulação.

Procure pintar paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz e diminuem a necessidade da iluminação artificial.


Bomba d’água

Evite ligar a bomba várias vezes.

Elimine vazamentos.

Regule o tempo das válvulas de descargas.

Verifique o funcionamento da boia.


Instalações Elétricas

Elimine emendas mal feitas, fios ou cabos desencapados, ou com isolamento comprometido.

Evite o uso de benjamins. Eles provocam sobrecarga nas tomadas e podem causar acidentes.

Elimine sobrecarga nos circuitos para evitar o aquecimento dos condutores.

Ao adquirir equipamentos elétricos, confira a voltagem para saber se a fiação suporta a nova carga.