Quantidade de sódio recomendada por dia

26/07/2013 | Saúde


O sal é um grande problema na alimentação da pessoas, porque consumindo em exagero, a pessoa poderá ter grandes problemas em sua saúde, o sódio, mineral indispensável para o nosso organismo, está ligado a funções vitais como a regulação da quantidade de líquido extracelular e do volume de plasma no sangue, condução de impulsos nervosos e contração muscular.

No Brsil, temos o sódio diretamente no sal de cozinha, onde cada grama do sal encontre-se 0,4 g de sódio.

Os alimentos como: presunto, mortadela, salsicha, atum, sardinha, salame, paio, lingüiça, enlatados, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, biscoitos salgados, aperitivos do tipo amendoim e castanha de caju com sal, também são ricos em sódio.

Fique atento, porque a quantidade recomendada de sódio por dia é: Crianças de 1 a 3 anos – 325-975 mg; Crianças de 4 a 6 anos – 450-1350 mg; Crianças de 7 a 10 anos – 600-1800 mg; Adolescentes com mais de 11 anos – 900-2700 mg e Adultos – 1100-3300 mg.

Já nos idosos são comuns quadros de hiponatremia ou hipernatremia, baixa e elevada quantidade de sódio em relação à água total do corpo.

Para evitar esse problema, retire o saleiro da mesa de jantar e do almoço, assim você evita colocar ainda mais sal na comida, além disso, beba bastante líquido.

Artigos Relacionados:





Receba mais sobre Quantidade de sódio recomendada por dia:

Assine é grátis!!!

Comente aqui