Início > Informática > WEP e WPA – Saiba Diferença

WEP e WPA – Saiba Diferença

Ao utilizar uma rede sem fio, wireless, access point ou um roteador é sempre importante lembrar da segurança, as redes wireless oferecem uma proteção de criptografia para seus sistemas através do hardware que podem ser habilitados pelo usúario.

WEP e WPA - Saiba Diferença

O WEP (Wireless Encryption Protoco) é parte do IEEE 802,11, que é o padrão de rede sem fio, o mesmo foi projetado para fornecer o mesmo nível de segurança para um rede sem fio do que se tem em uma rede LAN.

O WEP foi o esquema de criptografia considerado o padrão inicial para a primeira geração de dispositivos de rede sem fio. Depois de um tempo foi descoberto que esse sistema não era seguro, a criptografia da chave WEP é estática, portanto suscetível de ser interceptada.

A WEP normalmente é utilizada em dispositivos de rede para criptografaz todos os pacotes que são transmitidos através desta rede, mas mesmo sendo criptografados, nada impede desses pacotes serem interceptados por hackers.

Para corrigir esse problema, foi projetado o WPA ou Wi-Fi Protected Access que possui uma criptografia mais forte de dados para redes sem fio. O WPA é uma evolução do WEP que é mais utilizado atualmente em redes sem fio no mundo inteiro. O WEP possui uma tecnologia de criptografia insegura, portanto se recomenda utilizar o WPa para proteger sua rede sem fio.



Artigos Relacionados.

Receba novidades no seu e-mail.


 

Artigo WEP e WPA – Saiba Diferença, publicado por Luís Eduardo () em 10/11/2010.

Deixe seu Comentário.